O Banco Central (BC) anunciou, no último domingo (07), que pessoas transexuais poderão utilizar seu nome social em talões de cheque. A medida passará a valer a partir de 02 de outubro deste ano.
Segundo publicação no portal Terra, a alteração poderá ser feita mediante solicitação da troca à sua respectiva instituição financeira. Os cheques também seguirão um novo padrão para trazer mais segurança aos clientes de bancos.

“A modificação do papel do Banco Central não implicará em qualquer risco de descontinuidade às atividades desse grupo, possibilitando maior eficiência ao delimitar a atuação direta da autarquia nos assuntos que sejam de sua competência”, justificou o BC.
Esta não é a primeira vez que o BC anuncia uma medida inclusiva para pessoas trans. Desde a implementação do PIX no Brasil, o nome social pode ser utilizado de maneira fácil e segura na modalidade de pagamento.
Outra mudança anunciada pelo banco é a regulação do modelo-padrão dos cheques para as instituições financeiras. Se antes a instituição determinava o modelo-padrão dos talões de cheque, agora essa decisão fica a cargo de cada banco.
Criado no Brasil no século XIX, o uso do cheque caiu 97% em 27 anos, segundo o BC. Ainda assim, a forma de pagamento movimentou cerca de R$ 667 bilhões em 2021 e R$ 666 bilhões em 2022.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
You must log in to post a comment.