GAY BLOG BR by SCRUFF

Neste 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a NIVEA e a ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos)  são parceiras na campanha Orgulho da Pele.

Este é o segundo ano da campanha que conta com o engajamento de consumidores da NIVEA em todo o Brasil para tornar possível o investimento em ações sociais. Por meio do repasse de 100% dos lucros das vendas dos produtos especiais da edição Orgulho — o icônico NIVEA Creme e três versões do NIVEA Lip Soft Rosé — a NIVEA irá financiar a abertura da primeira sede da organização, em São Paulo, e apoiar projetos de transformação social de afiliadas e movimentadores sociais da ABGLT.

A ABGLT é parceira da NIVEA em sua jornada de propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões e, desde 2021, desenvolve o projeto Empodere-se com o apoio da marca. Com 27 anos de história, esta é a primeira vez que a entidade terá uma sede. O espaço, localizado em um ambiente de coworking no Centro de São Paulo (SP), receberá toda a estrutura em um único lugar, otimizando os atendimentos da associação. O investimento será aplicado na locação do escritório, no pagamento de custos operacionais e coordenação executiva, além de assessoria de comunicação, cobrindo as despesas por até um ano.

Campanha da NIVEA financia fortalecimento institucional e projetos sociais da ABGLT
Reprodução

A sede da ABGLT representa uma nova fase para a associação, mais madura e com potencial para ampliar suas relações institucionais. “A ABGLT sempre fez parte da história da luta e de grandes conquistas históricas para a comunidade LGBTQIA+. Agora, amplia suas oportunidades com este espaço e temos muito orgulho desta parceria e de fazer parte deste capítulo”, diz Andréa Bó, diretora de Marketing da NIVEA. “Sempre tivemos o apoio das nossas afiliadas, que nos emprestavam seus espaços para nos organizarmos e seremos sempre gratas. Esta sede traz credibilidade e confiança às nossas afiliadas, além de reafirmar o nosso profissionalismo e compromisso com a comunidade”, comenta Symmy Larrat, presidenta da ABGLT.

O local escolhido não foi por acaso: o bairro da República, no centro da capital paulista, é histórico e emblemático para a comunidade. “É uma região de resistência e de muitos marcos. É lá onde Parada do Orgulho de São Paulo, a maior do mundo, se encerra e é onde a militância historicamente se concentra”, analisa Symmy. A geografia também facilita as relações com outras entidades parceiras que estão na região central e é de fácil acesso para a rede apoiada pela organização.

A ABGLT ainda receberá um financiamento da NIVEA para o resgate e fortalecimento do Projeto Somos. Icônico na história da luta da comunidade no Brasil, o Somos será transformado em uma incubadora de iniciativas, potencializando a atuação das afiliadas da ABGLT por meio da capacitação em advocacy.

A doação da NIVEA, com base no repasse de 100% dos lucros com a campanha, irá estimular a atuação local de 10 organizações afiliadas da ABGLT selecionados por meio de edital. O objetivo é ser uma ferramenta de assessoria a projetos sociais que atuam na promoção dos direitos da população LGBTQIA+ em diversos territórios do País, proporcionando socialização, troca de experiências e conhecimento entre a sociedade, o ativismo e a direção da ABGLT e seus ativistas históricos.

A organização irá acompanhar as iniciativas e prestar tutoria técnica qualificada em todas as fases para os selecionados aprimorarem seus projetos. Após o período de cinco meses de capacitação, as duas afiliadas com as iniciativas de maior impacto receberão um investimento adicional para criarem e executarem uma estratégia que possibilite sua continuidade. “É muito gratificante ver o nosso propósito se fortalecendo, pelo segundo ano consecutivo, com a campanha Sinta o Orgulho na Pele em prol da comunidade LGBTQIA+. No ano passado, pudemos beneficiar 11 projetos pelo Brasil e, agora, com a ABGLT, ampliamos a nossa rede de apoio para mais parceiros e líderes sociais e resgatamos o projeto Somos, tão importante para a história do movimento no Brasil”, conclui Andréa Bó, diretora de Marketing da NIVEA.

“A palavra Somos faz parte da história do movimento LGBTQIA+. Em 1978 era com essa palavra que o conhecido Grupo de Afirmação Homossexual em defesa dos direitos LGBT se apresentava. O Somos é considerado o primeiro grupo brasileiro em defesa desses direitos. Em homenagem aos 27 anos da ABGLT e a história do movimento LGBTQIA+, queremos, com esse apoio, resgatar nossa história e luta”, comenta Symmy.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"