GAY BLOG BR by SCRUFF

O ator mexicano Felipe Nájera, conhecido por ter interpretado o diretor Pascual Grandía da Elite Way School, da novela Rebelde, é um dos mais influentes ativistas LGBT do país desde que saiu do armário em 2010, além de ser casado com o produtor musical Jaime Morales. As informações são do canal Estrela Latina.

Ele e o marido também ganharam notoriedade por terem sido o primeiro casal gay a conquistar a adoção de uma criança no país, em 2013. Nessa época, Molares concedeu uma entrevista à agência AFP e lembrou que em 2009, quando a Cidade do México se tornou a primeira capital latino-americana a aprovar o casamento homoafetivo, ele e Jaime Morales já tinham se unido há vários anos.

“Quando vimos todo o esforço para reformar a lei, decidimos nos casar (em 2010). Era algo que não precisávamos, éramos um casal consolidado, mas acreditamos que essa luta tinha que se materializar com um evento” – disse Nájera.

Casado e como filha adotiva, ex-Rebelde se tornou um dos principais ativistas LGBT do México
Reprodução

O processo de adoção da filha Alejandra se iniciou em 2012: “Experimentamos no DIF (Sistema Nacional de Desenvolvimento Integral da Família). Vamos lá, a gente faz a papelada, é uma instituição com mais burocracia, fomos o casal 220 e o primeiro casal homossexual. Dada a burocracia que existia, temos a oportunidade de entrar em um programa da Procuradoria Geral da República” – explicou.

“Achamos que uma menina teria mais facilidades do que um menino adotado por dois homens. Se o menino se revelar gay, [vão dizer] que batemos nele, ou as mentes mais terríveis poderiam pensar que o estupramos” – continuou o ex-Rebelde.

Alejandra hoje tem oito anos e sabe da orientação sexual dos pais: “Está perfeitamente claro para ela quem são seus pais. Ele sabe que teve uma mãe. Os pais não são bons nem maus por causa de sua orientação sexual. Nem os homossexuais serão os melhores pais, nem os heterossexuais apenas porque o são. Isso é determinado por nossa educação, nossa ética, nosso ambiente e não nossa preferência sexual.”

Mesmo com o avanço da legislação no México, Nájera diz que ainda há muito a se lutar pela causa LGBT no país: “Temos a lei, mas apenas a metade. Sabemos que você tem direito em alguma parte do Código Civil [da Cidade do México], mas todas as instâncias que circundam a cidade nada fizeram para modificar seus regulamentos e estatutos.”

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".