This article is also available in: Español

GAY BLOG BR by SCRUFF

Em Banda Aceh, na Indonésia, um casal gay pode ser sentenciado a 100 chicotadas em praça pública por praticarem “orientação sexual ilegal”. As informações são do AsiaNews (via Pink News).

Os dois homens, identificados como Mu, de 26 anos e Ta, de 34, tiveram a casa invadida por moradores do bairro no último dia 14 de novembro e serão julgados por um tribunal corânico na capital durante os próximos vinte dias. Por lá, eles podem pegar até oito anos de cadeira e terem que pagar uma multa de um quilo em ouro.

A província é o único lugar da Indonésia onde a lei Sharia impera, sendo um dos poucos lugares do país asiático onde a homossexualidade é considerada ilegal. Em 2017, dois gays de 20 e 23 anos tiveram uma condenação semelhante em praça pública. Neste caso, a dupla foi condenada a receber 85 chibatadas, mas o número foi reduzido para 83 porque eles ficaram dois meses em prisão preventiva.

Casal gay da Indonésia pode ser punido com 100 chibatadas por "orientação sexual ilegal"
Reprodução

Uma repórter da BBC, Rebecca Henschke, entrevistou um dos rapazes e contou que não pôde conversar com ele em um local com privacidade: “Ele tremia todo, estava magro, pálido e tinha vermelhidão pela pele. Outros presos nos cercaram e nos olharam de forma intimidadora enquanto tentamos conversar”.

Não é só a homossexualidade que leva a punição em praça pública. As pessoas que consomem álcool, fazem sexo fora do casamento ou têm algum envolvimento com jogos de azar podem sofrer o mesmo tipo de penalidade, caso condenada.

Numa tentativa de reverter a situação do casal gay, líderes do Human Rights Watch, um dos maiores grupos que lutam em defesa dos LGBTQIA+ ao redor do mundo, pediram ao presidente da Indonésia, Jokowi Widodo, para que eles não sejam banidos.

“O tempo está passando para Jokowi demonstrar que seu apoio à igualdade de direitos para todos não é uma retórica vazia” – disse o grupo em comunicado – “Ele precisa começar a proteger esses dois jovens homens da tortura.”

This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".