GAY BLOG BR by SCRUFF

Shane Cienfuegos, de 29 anos, é a primeira pessoa a receber uma carteira de identidade sem identificação de gênero no Chile. No campo do documento que indica o gênero, no lugar de “F” (feminino) ou “M” (masculino), Shane tem um “X”.

Shane Cienfuegos (Foto: Martin Bernetti/ AFP)

Senti um grande peso colocado nos meus ombros“, disse Shane, em uma mistura de nervosismo e descrença, 10 dias após receber a primeira carteira de identidade não binária do país. “É difícil ser a primeira pessoa“, acrescentou em entrevista à AFP.

Para Shane, o ato administrativo é uma “vitória” contra a discriminação e contra a violência sofrida por sua comunidade. “Essa não é uma vitória de Shane, é uma vitória coletiva“, pontou Cienfuegos.

Isso deu a eles uma janela de oportunidades que antes não existiam em termos de legitimidade de sua identidade de gênero. Hoje, eles podem gerar processos de integração em espaços de educação e trabalho“, acrescentou Shane, ao explicar a luta que, no seu caso, significou nove anos de processos judiciais.

À AFP, Shane ainda disse que utiliza o pronome “elu” (“elle”, no espanhol), não previsto pela norma culta, por se considerar uma pessoa não binária – que não se sente exclusivamente masculino, ou feminino, mas se percebe como ambos, uma combinação dos dois.

A carteira de identidade não-binária é um marco no avanço dos direitos fundamentais. Mas o conservadorismo está relacionado com o tratamento discriminatório cotidiano com as pessoas de diversidade sexual, que perdura“, concluiu Cienfuegos.

Shane Cienfuegos (Foto: Martin Bernetti/ AFP)



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.