O ator Daniel Radcliffe, famoso no mundo inteiro por interpretar o bruxo Harry Potter nos cinemas, publicou um texto no site Trevor Project (via G1) nesta segunda-feira, dia 8 de janeiro, respondendo os comentários da escritora J.K Rowling em relação às mulheres trans.

“Mulher trans são mulheres. Qualquer declaração ao contrário apaga a identidade e a dignidade de pessoas transgênero e vai contra todos os conselhos dados por associações profissionais de saúde que têm muito mais experiência no assunto que Jo ou eu.”

O post é uma resposta a autora de Harry Potter, que no último domingo fez comentários considerados transfóbicos no Twitter.

“Sei que alguns veículos de imprensa vão provavelmente retratar isso como uma briga entre J. K. Rowling e eu, mas não é isso” – afirmou Daniel Radcliffe – ” Enquanto Jo é inquestionavelmente responsável pelo curso que minha vida tomou, como alguém que foi honrado em trabalhar com e continua a contribuir com o Trevor Project pela última década, e até como ser humano, me sinto compelido a dizer algo neste momento.”

Foto: Reprodução

O ator também aproveitou para pedir desculpas aos fãs dos livros, dizendo que sente “profundamente pela dor que esses comentários causaram”.

“Espero de verdade que vocês não percam totalmente o que foi valioso nessas histórias para vocês. Se esses livros ensinaram que amor é a maior força do universo, capaz de superar qualquer coisa; se eles ensinaram que a força é encontrada na diversidade, e que ideias dogmáticas de pureza levam a opressão de grupos vulneráveis; se vocês acreditam que um personagem em particular é trans, não-binário, ou tem gênero fluido, ou é gay ou bissexual; se você encontrou qualquer coisa nessas histórias que ressoou em você e ajudou em qualquer momento de sua vida — então isso é entre você e o livro que você leu, e isso é sagrado.”

Quanto ao comentário de J.K Rowling, ela disse no Twitter: “Pessoas que menstruam. Tenho certeza de que existe uma palavra pra essas pessoas. Alguém aí me ajude?”. O tweet foi considerado ofensivo às mulheres trans, já que elas não menstruam. Além deste, em 2018 ela também foi criticada ao ter curtido um post de uma internauta que criticava o fato de “homens de vestido” terem “mais espaço do que mulheres de verdade”.

Harry Potter é o tema da nova coleção da Vans

Google Notícias
Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".