GAY BLOG BR by SCRUFF

Na última segunda-feira (18), a Justiça do Distrito Federal aceitou a denúncia contra o deputado distrital Hermeto (MDB) pelo crime de homofobia. A acusação se refere ao caso em que o parlamentar chamou de “pederastia” um beijo entre dois casais homoafetivos em uma formatura da Polícia Militar, em janeiro de 2020. As informações são do portal g1.

O deputado distrital Hermeto é filiado ao MDB (Foto: Reprodução)

As declarações de Hermeto ocorreram depois que o então soldado Henrique Harrison publicou uma foto beijando o namorado à época, ao lado de duas colegas lésbicas, na formatura da corporação.

Minha corporação tá se acabando. Meu Deus! São formandos de hoje. Na minha época, era expulso por pederastia“, escreveu Hermeto, que também é subtenente da Polícia Militar, em um grupo de troca de mensagens, de acordo com o processo.

No dicionário, a palavra diz respeito a prática de relações sexuais com uma pessoa menor de 18 anos. No entanto, o termo também é usado de forma pejorativa, para se referir a relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo.

Beijo gay em formatura de PMs (Foto: Arquivo pessoal)

No ano passado, o Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) denunciou o deputado distrital por racismo, crime que também engloba casos de homofobia, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o documento, Hermeto “de forma livre e consciente, em razão do exercício do cargo público que ocupa, [tecera] comentários desprezando comportamentos homoafetivos dentro da Polícia Militar do Distrito Federal, bem como emitiu nota oficial por meio de sua assessoria de imprensa contra tais manifestações homoafetivas”.

Após a denúncia, o deputado distrital alegou ter foro privilegiado e pediu para ser julgado pelo Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF (TJDFT). Em novembro do ano passado, a solicitação foi negada.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)