GAY BLOG BR by SCRUFF

15 de maio é comemorado o Dia do Orgulho Travesti e Transexual. A data foi escolhida em homenagem a primeira ONG da América Latina a lutar pelos direitos de pessoas trans, a ASTRAL, que foi fundada em 1992 nesta mesma data no Rio de Janeiro.

ASTRAL é a contração de “Associação de Travestis e Liberados”, sendo uma ONG idealizada por seis travestis: Jovanna Cardoso da Silva, Jossy Silva, Elza Lobão, Beatriz Senegal, Raquel Barbosa e Munique do Bavier. O objetivo era combater a transfobia, promover a inclusão social, combater o HIV e resgatar a cidadania de pessoas trans.

De acordo com a Rede Trans Brasil, a fundação da ASTRAL é considerada um marco histórico para a população trans no Brasil, já que era a primeira vez que esse recorte social se organizava de modo político, dando visibilidade e repercussão para este segmento social. Por essa razão, em 2017, o Fórum de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro reconheceu, ratificou e instituiu a data em âmbito nacional, para lembrar a história do movimento e torná-la conhecida em todo o país.

Dia 15 de maio é comemorado o Dia do Orgulho Travesti
Reprodução

Já a ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), também celebrou a data com um post no Instagram, contando um pouco da história da ASTRAL.

“Hoje faz 30 anos do Movimento Nacional, organizado, de Travestis e Transexuais que nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 15 de maio de 1992, através do grupo ASTRAL – Associação de Travestis e Liberados, que se tornou a primeira ONG de Travestis e Transexuais da América Latina. Até a data não se tinha conhecimento de outra associação específica, feita por e para pessoas Trans na região. 

Por esse motivo, discutimos a importância de marcar a data de criação deste movimento no Rio de Janeiro no calendário nacional, como o Dia do Orgulho de Ser Travesti e Transexual. Uma data que não anula ou se contrapõe a data do 29 de janeiro – Dia da Visibilidade Trans, já ratificada no Brasil. Ambas são importantes e somam forças para a luta das Travestis, Mulheres Transexuais e Homens Trans.”

Hoje em dia há diversos grupos que apoiam a instituição e reconhecem a importância do Dia do Orgulho Trans, incluindo:

ABGLT – ABRAFH – ANOTTRANS – ANTRA – ASTRA – ANTRAFA – ATRANS-CE – CEDS-RJ – FONATRANS – FORUMTT-ES – FORUMTT-PI – IBRAT – IBTE – RENOSP LGBT – UNALGBT – UNEGRO LGBT – AGPT – ALIANÇA NACIONAL – SEMEAR DIVERSIDADE.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"