GAY BLOG BR by SCRUFF

Após Pabllo Vittar dizer que gostaria de cantar na posse de Luís Inácio Lula da Silva (PT) caso ele se eleja presidente da república em 2022, começou a circular pelas redes sociais uma ilustração onde a drag queen aparece grávida do ex-presidente. Na imagem em questão, disseminada por grupos bolsonaristas, Vittar está de biquíni, com as mãos sobre o ventre, com os dizeres “Pabllo Vittar está grávida do Lula e o filho é o Brasil em 2022. Partidão tropical”.

A informação não é verdadeira: a drag queen Pabllo Vittar não está grávida e tampouco manteve um relacionamento íntimo com Luís Inácio da Silva. Inclusive, não seria possível gerar um embrião com a copulação (natural ou assistida) entre dois homens cisgêneros, uma vez que a fecundação humana se dá quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. A fertilização in vitro (FIV) também não poderia ser feita em Pabllo, pois ele não possui útero.

É falso que Pabllo Vittar está grávida de Lula
Reprodução
Foto manipulada digitalmente - Reprodução
Foto manipulada digitalmente – Reprodução
Foto manipulada digitalmente - Reprodução
Ilustração  de Gibran Gomes que também viralizou na última semana – Reprodução
É falso que Pabllo Vittar está grávida de Lula
Imagem com manipulação digital – Reprodução

Os boatos de uma gravidez de Pabllo com Lula (PT) começaram a surgir em agosto de 2019, com uma imagem manipulada digitalmente e amplamente compartilha no Facebook por usuários da rede social. Na ocasião, o comentário de um internauta repercutiu: “Gente, isso é verdade! Pabllo Vittar está grávida! Aonde esse mundo vai parar? Me disseram que é do Lula”.

Pabllo
Imagem manipulada que viralizou em 2019 – Reprodução

A foto original, postada em 17 de agosto de 2019 no Instagram de Pabllo, traz a drag nua segurando um grande chapéu sombrero cobrindo peito e genital.

Foto postada em agosto de 2019 no Instagram de Pabllo - Reprodução
Foto postada em agosto de 2019 no Instagram de Pabllo – Reprodução

Pabllo Vittar não será vice de Lula em 2022

A cantora, que constantemente declara seu apoio a Lula para as eleições de 2022 e critica Jair Bolsonaro, também teve seu nome envolvido em outra notícia falsa. Quando Lula se tornou elegível, no dia 8 de março, uma imagem inicialmente propagada em 2018 voltou a circular, trazendo a informação de que Pabllo Vittar seria vice-presidente. A informação foi desmentida até pelo perfil oficial do Luiz Inácio Lula da Silva e a imagem também foi manipulada digitalmente.

É falso que Pabllo Vittar será vice de Lula em 2022
Comparação da foto fake com a original das eleições de 2018 (Montagem: Veja)

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"