A exposição Diversa: Expressões de Gêneros, Identidades & Orientações é a mais nova atração do Centro Cultural Mestre Assis do Embu.

- CURTA A PÁGINA DO FACEBOOK -

Funcionando de 13 a 29 de março, mês escolhido devido a comemoração do Dia Nacional do Orgulho Gay (25/3), a mostra apresenta diversos projetos contemporâneos de artistas brasileiros que abordam questões relacionadas não só a orientação sexual como também a identidade de gênero.

Foto: Reprodução

Questionamentos como binarismo, discriminação, violência e padrões excludentes da sociedade também são pautas da exposição. Entre os destaques estão diversos trabalhos do cartunista Laerte Coutinho, que apresenta 18 fotografias.

“É a primeira da nossa região.” disse o coordenador do Centro Cultural Mestre Assis do Embu, Zhé Maria – “Tenho muitos amigos lindos, grandes profissionais que são LGBT, e eu quero mostrar a beleza disso e combater o preconceito”.

A inauguração será no dia 13, às 19h.

Serviço:

  • Diversa: Expressões de Gêneros, Identidades & Orientações
  • De 13 a 29 de março (diariamente das 9 às 20h)
  • Centro Cultural Mestre Assis do Embu – Largo 21 de Abril, 29, Centro
  • Telefone: 4781-4462
  • Funcionamento: Segunda a Sexta das 9h às 21h e final de semana das 9 às 18h.

DIA NACIONAL DO ORGULHO GAY

A bandeira LGBT veio em homenagem a música "Somewhere over the Rainbow" do filme O Mágico de Oz (Foto: Reprodução)
A bandeira LGBT veio em homenagem a música “Somewhere over the Rainbow” do filme O Mágico de Oz (Foto: Reprodução)

O dia nacional do orgulho gay é comemorado no dia 25 de março devido ao evento conhecido como Rebelião de Stonewall, ocorrido no ano de 1969.

Na época, os homossexuais enfrentaram a polícia de Nova Iorque que cumpriam ordens do sistema jurídico anti-homossexual, e por isso, resolveram expulsar os LGBTs do bar Stonewall, típico ponto de encontro da comunidade nos Estados Unidos.

Mesmo tendo sido uma situação bastante violenta, foi o primeiro evento que deu grande visibilidade ao movimento LGBT, saindo do cenário “underground” para atingir as grandes massas. Desde então, passou a se comemorar o aniversário da Rebelião de Stonewall como o Dia Nacional do Orgulho Gay, não só nos Estados Unidos, mas também no mundo inteiro.

Google Notícias
Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".