GAY BLOG BR by SCRUFF

Um defensor gay de Donald Trump, Brandon Strak (44),  foi preso pelo FBI no dia 25 de janeiro pelo ataque ao Capitólio no início do mês. Ele foi acusado de contribuir para desordem civil, sabendo que não podia entrar em áreas restritas e também ter permanecido no ambiente sem ter autorização, além de também estimular conduta inadequada de outras pessoas no mesmo evento.

De acordo com os documentos da corte, os oficiais do FBI identificaram Straka em um vídeo, que agora foi deletado das redes sociais, gritando “Vá! Vá!” dentro do Capitólio. Além disso, os oficiais também acharam diversas mensagens no Twitter dele que agora também foram deletadas, entre elas:

  • “Patriotas no Capitólio – MANTENHAM A LINHA!!!” 
  • “Cheguei ao Capitólio há algumas horas e os patriotas estão por todos os lados. Estive bem perto de entrar, mas polícia começou a jogar gás pela porta. Eu inalei a bomba de gás lacrimogênio. Os patriotas começaram a sair logo depois que o Congresso foi liberado.” 
FBI prende gay pró-Trump que invadiu o Capitólio
Reprodução

Além destes, vários vídeos capturados pelo FBI mostravam Straka no prédio do Capitólio no dia 6 de janeiro. Straka está sob custódia federal e ele deve prestar depoimento ainda neste dia 26 de janeiro.

Ele já tinha aparecido na mídia em junho de 2020 por ter sido expulso de um avião por ter se recusado a usar uma máscara obrigatória em combate contra a covid-19. Na época, Straka argumentou no Twitter que “não estava na lei a obrigatoriedade da máscara”, enquanto a companhia aérea argumentou que se tratava de uma empresa privada e que ele precisava seguir as normas.

Na época, uma das respostas no Twitter que deu mais repercussão foi: “Você não tem uma condição clínica, tirando [o fato de] ser Republicano e narcisista. Vestir uma máscara é sinônimo de respeito.” – disse Matthew Rettenmund “Protege os outros. É provado que funciona (…) Você é uma desgraça”.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".