Fórum Cultura + Diversidade terá debates sobre inclusão no mercado de trabalho

O Fórum Cultura + Diversidade acontecerá contará com empresas, entidades e especialistas para discutir mecanismos de inclusão no mercado de trabalho.

O Fórum Cultura + Diversidade acontecerá nessa quarta feira, dia 30 de outubro, na Rua Vergueiro número 1000, no bairro do Paraíso em São Paulo. Lá será reunida empresas, entidades e especialistas de diversos setores para discutir mecanismos de inclusão e acesso ao mercado de trabalho de LGBTs, negros, mulheres, pessoas com deficiência e com mais de 50 anos.

Junto com o debate, os participantes terão acesso à orientação profissional, capacitação e oferta de emprego. Para se inscrever no evento, basta acessar o site do Sympla.

Além de workshops e oficinas, o evento contará também com orientação para obtenção de microcrédito em áreas como inovação e tecnologia; gestão e administração; economia criativa e ações solidárias. Jovens de 16 a 20 anos poderão se inscrever no Bolsa Trabalho, que incentiva a inserção no mercado de trabalho.

Fórum Diversidade ocorrerá no Centro Cultural São Paulo (Foto: Reprodução)
Fórum Diversidade ocorrerá no Centro Cultural São Paulo (Foto: Reprodução)

A mesa de abertura está marcada para às 10h, sendo que o primeiro painel vai discutir Novas práticas com novos resultados – Empregabilidade e Empreendedorismo.

Em seguida, o segundo painel tratará do tema Cultura da Transformação e a Economia Criativa. Os painéis vão reunir representantes das secretarias municipais da Pessoa com Deficiência; de Direitos Humanos e Cidadania; de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Cultura, além da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

À tarde, das 14h às 17h, será a vez dos workshops. O primeiro vai falar de empreendedorismo agrícola e social, com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do programa Ligue os Pontos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e do projeto Aldeias Infantis. Na sequência, o segundo workshop trará qualificação em empreendedorismo e artes manuais, a chamada economia solidária, com os projetos Teia, Mãos e Mentes Paulistanas e ADE Sampa.

O terceiro workshop trará o projeto FAB LAB Livre SP, uma rede de laboratórios públicos, fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia e o Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil). O tema seguinte será geração de renda, capacitação e linhas de crédito para empreendedores, por meio dos programas Bolsa Trabalho e Dono do Meu Trampo, além do Sebrae.

Imagem: IstoÉ

A tarde continua com o workshop sobre ações e oportunidades inclusivas, com foco em empregabilidade e desenvolvimento profissional, a cargo dos projetos HUB Diversidade e Taqe. Por fim, a Fesagroup e o LinkedIn vão apresentar o workshop sobre postura e imagem, com orientações nas habilidades e conhecimentos demandados pelas empresas

Diversas outras instituições estarão presentes aos debates e também como expositores, levando experiências de inclusão voltadas aos grupos que formam o público-alvo do evento.

“Será uma importante oportunidade de troca para essas corporações, mas, sobretudo, será uma chance real de atualização e networking para profissionais e estudantes”, enfatiza José Carlos Vieira Junior, idealizador do Fórum que, após três bem-sucedidas edições no Rio de Janeiro, chega a São Paulo ainda mais forte.

Evento: Fórum Cultura + Diversidade
Local:  Rua Vergueiro, 1000, Paraíso – São Paulo.
Horário: 30 de outubro de 2019 das 10h às 17h

Leia também: Elza Soares fala sobre minorias em espaços de poder no Fórum de Diversidade Amcham