GAY BLOG BR by SCRUFF

Uma pesquisa recente realizada no Brasil pela MindMiners e SafeSpace com 200 pessoas LGBTQIA+, apontou que 70% dos entrevistados não se sentem à vontade para declarar no trabalho a identidade de gênero e a orientação sexual.  No entanto, na IBM essa pauta já faz parte da cultura da marca, que valoriza a importância de ambientes de trabalho diversos, de acordo com empresa

Na última pesquisa divulgada pela consultoria global Great Place to Work (GPTW), a IBM ficou no ranking Melhores Empresas para Trabalhar LGBTQIA+Neste mês-chave para o movimento, a empresa compartilha uma série de depoimentos com histórias reais sobre aceitação, empatia e respeito. Trajetórias distintas, mas que têm em comum o fio condutor que passa por etapas que levam à uma revelação libertadora.

Daniel Netto (Foto: Reprodução)

Entre os participantes está Daniel Netto, Application Architet na IBM Brasil. Aos 37 anos, neste mês ele comemora também segundo aniversário como homem trans. “Depois de 30 anos vivendo e olhando no espelho sem reconhecer quem eu enxergava ali, decidi por me assumir homem trans. Tenho uma grande sorte de ter uma família que sempre foi minha base, assim como o apoio e reconhecimento de quem eu sou dentro da IBM”, pontua ele.

Entrei na empresa como estagiário em 2019 e aos poucos fui criando coragem em compartilhar com as pessoas. O apoio foi tanto que quando organizei uma rifa para ajudar na minha cirurgia de mastectomia, vi meu time inteiro se mobilizar. Hoje, com três anos de IBM, dois anos de terapia hormonal e quase um ano de cirurgia, a IBM virou o lugar onde venho construindo minha carreira, e me construindo também enquanto profissional, pessoa e o homem que eu sempre fui!“, acrescenta Netto.

Paulo Esgalha (Foto: Reprodução)

Outro participante é Paulo Esgalha, Q2C Systems Hardware Manager na IBM Brasil. Ele se declarou abertamente gay para a família aos 18 anos: “Venho de uma cidade com uma mentalidade provinciana, com muitos tabus acerca dos temas de sexualidade. Para minha surpresa eles tiveram uma aceitação incrível, mas foi um processo muito doloroso e um divisor de águas para minhas decisões em todos os sentidos”.

“Quando entrei na IBM vindo de uma cidade do interior, com 23 anos, recém-formado, me senti acolhido. Eu já admirava a IBM por ser pioneira em inclusão, mas depois senti isso na pele, com o apoio dos líderes, que estiveram o tempo todo ao meu lado. Me inspirei nessa gestão acolhedora e tinha o desejo de ser gerente na IBM. Agora, sou gerente na empresa há 5 anos e procuro inspirar meu time todos os dias, para que eles possam entender a importância do respeito à diversidade“, comenta ele.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.