GAY BLOG BR by SCRUFF

A Igreja Católica de Cuba advertiu esta semana contra o casamento gay que as autoridades buscam referendar legalmente no novo Código das Famílias, alegando que o “sacramento” contempla um homem e uma mulher. As informações são do Estado de Minas e Agência Brasil.

“Em meio à realidade do mundo em que vivemos, à vida moderna na qual estamos, muitas vezes querer igualar a união do homem e da mulher a outras formas de convivência e de relações humanas atenta contra o casamento”, disse o sacerdote Osmany Masó durante uma missa no último domingo.

O pároco é de Santiago de Cuba, localizada a 900km da capital do país, Havana. A pregação foi realizada no Santuário Nacional da Nossa Senhora da Caridade do Cobre, o texto foi reproduzido pelo site da Conferência e Bispos de Cuba.

Igreja Católica de Cuba adverte contra casamento gay
Reprodução

“A Igreja, com alegria, com grande respeito, faz uma opção preferencial sempre pelo amor, pelo casamento entre o homem e a mulher”, diz o texto.

Atualmente, os especialistas cubanos estão discutindo o novo Código das Famílias, que inclui indiretamente o casamento igualitário.

Já o projeto para o novo código foi divulgado no dia 15 de setembro, definindo o casamento como “união voluntária de duas pessoas”, sem especificar o gênero, em oposição à definição atual de “união de um homem e uma mulher”.

“O projeto do código de família é tudo o que se poderia esperar”, disse Maykel González Vivero, diretor da Tremenda Nota, uma revista digital que se concentra em mulheres, comunidade lésbica, gay, bissexual e transgênero (LGBT) e na comunidade negra.

“Demorou muito e não houve transparência em seu interminável processo de quase 15 anos. Mas está aí”, acrescentou.

O projeto ainda irá ao debate e receberá emendas para considerar as opiniões dos cidadãos antes de seguir para um referendo. Ativistas temem que a comissão encarregada da medida possa ceder à pressão de grupos religiosos e daqueles que preferem a cultura do machismo tradicional.




Únete a nuestra comunidad de más de 15 millones de chicos

Encuentra exactamente los chicos que te gustan usando los filtros de búsqueda poderosos de SCRUFF. Hazte Embajador SCRUFF Venture para ayudar a los miembros que vienen de visita a tu ciudad. Busca una agenda actualizada de los mejores festivales, fiestas, orgullos y eventos gay. Aumenta tus posibilidades con SCRUFF Pro y desbloquea más de 30 funciones avanzadas. Baja la app SCRUFF aquí.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"