GAY BLOG BR by SCRUFF

A terceira edição do casamento igualitário de Belo Horizonte está com inscrições abertas. Com 50 vagas disponíveis, o evento é promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais, e a iniciativa é voltada para casais LGBTQIA+ com renda familiar de até dois salários mínimos e que residam na capital. Os interessados deverão comparecer à sede I da DPMG, localizada na Rua dos Guajajaras, 1707, 6º andar, Barro Preto. O atendimento é das 10 às 16h.

As inscrições são gratuitas e se iniciaram no dia 1 de agosto e vão até o dia 2 de setembro. Para se cadastrar, os casais deverão levar a certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e de renda. Já a cerimônia será no dia 7 de novembro, na Sala Minas Gerais.

A iniciativa é do defensor público Vladimir de Souza Rodrigues, que explica que a ação contribui não somente para a estruturação da família, mas também para a formação do indivíduo.

Inscrições para casamentos igualitários em Belo Horizonte são abertas
Reprodução

“A celebração do casamento opera importantes efeitos psicológicos no  casal, que firma perante a sociedade compromissos de lealdade, respeito e assistência mútuta”, disse Vladimir. “Isso sem contar os direitos civis, ou seja, a garantia de direitos advindos da formalização da união”, finaliza.

O casamento igualitário da DPMG é realizado por meio da Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH), com o apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias e dos cartórios de Registro Civil de Belo Horizonte, que farão a isenção de taxas e emolumentos.

Vale dizer que o casamento gay teve início no Brasil em 2013, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) emitiu resolução determinando que todos os cartórios do país realizassem a união civil entre pessoas do mesmo gênero, garantindo os mesmos direitos de casais heterossexuais. Antes desta data só eram formalizadas as uniões estáveis – quando duas pessoas vivem juntas formando uma entidade familiar, apesar de legalmente continuarem solteiras.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"