GAY BLOG BR by SCRUFF

Jair Bolsonaro (PL) será denunciado no Ministério Público (MP) pelo crime de homofobia devido a uma fala, feita em entrevista ao Flow Podcast na última segunda-feira (09/08). Durante a conversa com o apresentador, ele associa a monkeypox (varíola dos macacos) à homossexualidade. 

A ação é assinada por Erika Hilton (PSOL), vereadora de São Paulo (SP) e candidata a deputada federal, e Natasha Ferreira, suplente de vereadora do PSOL em Porto Alegre (RS), além de ativista pelos direitos das pessoas trans e travestis. 

Na entrevista, Jair Bolsonaro fez um “piada”, Bolsonaro perguntou ao apresentador Igor Coelho se ele tomaria vacina contra a varíola dos macacos. Coelho afirmou que sim, e Bolsonaro, em tom de “piada”, disse: “Eu tenho certeza que vai tomar… Tu não me engana! Tu não me engana!”.

Bolsonaro durante entrevista ao Flow Podcast (Foto: Reprodução)

De acordo com a ação das vereadoras, é possível encontrar “piadinhas, deboche, ironia e homofobia” em cada palavra dita por Bolsonaro nesse trecho do programa. “Fica evidente que os dizeres ‘tu não me engana, tenho certeza que tu vai tomar e tu não entendeu né?’ são claras menções LGBTQfóbicas do presidente, nas quais ele insinua que ao tomar a vacina o entrevistador seria gay e, por isso, estaria preocupado com a doença”, afirma o documento.

Ao Estadão, Erika Hilton disse: “Se tem algo que Bolsonaro aprendeu nesses anos é cometer crimes contando com a impunidade, disfarçando suas falas como piadas. Entramos no Ministério Público novamente, pois nenhum tipo de estigma negativo e violência, desde os mais sutis aos mais explícitos, podem passar impune”.

Nas redes sociais, Natasha Ferreira afirmou que grupos conservadores tem começaram a doença para estigmatizar pessoas LGBTQIA+, assim como ocorreu com o HIV. “Quando Bolsonaro faz esse tipo de piada nas entrelinhas, tenta se proteger, mas deixa evidente o preconceito e a mensagem de discriminação é entregue. Homofobia é crime no Brasil. Não vamos silenciar“, pontuou ela.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)