GAY BLOG BR by SCRUFF

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, absolveu o ex-deputado Jean Wyllys do pagamento de indenização à deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF) por uma foto postada em seu Facebook. As informações são da Folha de São Paulo.

A imagem em questão era de Kicis tirada quando o Movimento Social Foro de Brasília, do qual ela faz parte, entregou, ao presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Na legenda, Wyllys escreveu: “Levanta a mão quem quer receber uma fatia dos 5 milhões” e “E agora? Será que os pretensos guerreiros contra a corrupção repudiarão sua selfie mais famosa?”.

Kicis processou Wyllys alegando que a manifestação ofensiva do réu teria lhe causado danos morais por difamação. Ela pediu a condenação do deputado e uma indenização no valor de R$ 300 mil.

Jean Wyllys ganha processo movido por deputada bolsonarista Bia Kicis
Reprodução

Em primeira instância, a Justiça de Brasília negou o pedido da deputada. No entanto, a foto foi considerada ofensiva pelos desembargadores da 5ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, que condenaram o parlamentar a pagar uma indenização de R$ 40 mil à procuradora do DF.

Já a decisão do ministro Gilmar Mendes, proferida no dia 10 de março, afirma: “Tendo vista que, no caso dos autos, as opiniões proferidas pelo recorrente se deram dentro de exercício do mandato e estão relacionadas com seu exercício, condená-lo à indenização consiste em violação de suas prerrogativas parlamentares, estabelecidas pela Constituição”.

Jean Wyllys renunciou seu cargo como deputado federal em 2019 para morar na Europa e se dedicar a carreira acadêmica. Atualmente está morando em Barcelona, na Espanha.

Já Bia Kicis é envolvida em diversas polêmicas. Um dos mais notáveis foi levantamento realizado pelo “Aos Fatos” em dezembro de 2020, onde ela foi considerada uma das personalidades políticas que mais divulgaram fake news relacionadas a pandemia do COVID-19, em especial sobre medicamentos sem eficácia comprovada contra a doença, como a hidroxicloroquina.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".