Este artigo também está disponível em:
English
Español
O jogador de futebol inglês Jamie Jardy, do Leicester City, pediu desculpas após a repercussão negativa dele ter destruído uma bandeira com as cores do arco-íris no campo do Rainbow Laces em uma partida contra Sheffield United no último dia 6 de dezembro. Na ocasião, ele marcou um gol que garantiu a vitória para seu time e durante a comemoração, ele foi até a bandeira e acabou destruindo-a.
Como forma de retratar o ocorrido, Vardy enviou a bandeira danificada para o Foxes Pride, que é um grupo de fãs LGBTs do Leicester City, escrevendo: “Orgulho das raposas, continuem com o bom trabalho”.
How it started. How it’s going. pic.twitter.com/D7GImCD4om
— Foxes Pride 🦊🏳️🌈 (@FoxesPride) December 8, 2020
A bandeira foi colocada para promover a inclusão dos fãs LGBTQIA+ e também comemorar o Rainbow Laces Day. Já o ato de Vardy foi visto por uma parcela dos torcedores homofóbicos como uma forma de repúdio aos LGBTs, e sua atitude acabou gerando muita polêmica nas redes sociais.
Segundo o canal Sky Sports, houve um número bem significativo de comentários homofóbicos e que enalteceram a atitude do jogador. Em resposta, o Foxes Pride disse:
“Todos nós do Foxes Pride estamos tristes pelos comentários LGBTfóbicos nos últimos dias após Vardy ter destruído a bandeira durante uma comemoração” – disseram no Twitter – “Estamos orgulhos e muito gratos pelo suporte que Vardy e o Leicester City FC continua dando ao Rainbow Laces, fãs LGBTs e ao Foxes Pride” concluiu.

Já o presidente do grupo, Graeme Smith, diz que o gesto de Vardy é importante para a inclusão no esporte: “Este gesto de Vardy destaca a cultura inclusiva em nosso clube de futebol. Estamos orgulhosos de poder fazer parceria com eles, não apenas para a Rainbow Laces, mas durante todo o ano”.
Na Inglaterra, o Rainbow Laces Day foi comemorado no último dia 9 de dezembro, com fãs da área esportiva divulgando nas redes sociais a frase “Faça do esporte um jogo para todos”. O dia existe justamente para conscientizar a população sobre a homotransfobia dentro do esporte e também tornar o ambiente mais inclusivo.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
You must log in to post a comment.