Na última segunda-feira (11), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal aceitou uma ação civil pública contra Nelson Piquet, devido a comentários racistas e homofóbicos, feitos pelo ex-piloto, para se referir a Lewis Hamilton. O documento foi protocolado por quatro entidades, que pedem uma indenização no valor de R$ 10 milhões.
Em vídeo publicado pelo portal Grande Prêmio, Piquet usou o termo racista “neguinho” enquanto falava de Hamilton, e ainda fez um comentário homofóbico, além de ofender os competidores Keke e Nico Rosberg. “O Keke? Era uma b… Não tinha valor nenhum. É que nem o filho dele (Nico), ganhou um campeonato, o neguinho (Hamilton) devia estar ‘dando mais c…’ naquela época e estava meio ruim“, disse o ex-piloto de Fórmula 1.

A denúncia foi apresentada na semana passada e recebida pela Justiça na última sexta-feira (8). A ação foi ajuizada pela Educafro, Centro Santo Dias, Aliança Nacional LGBTI+ e Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (ABRAFH). No documento, as entidades citam “reparação de dano moral coletivo e dano social infligidos à população negra, à comunidade LGBTQIA+ e ao povo brasileiro de modo geral”.
“Estamos positivamente surpresos. Até então, a Justiça aceitava apenas uma ação por danos coletivos contra empresas, e não contra uma pessoa apenas. É uma inovação muito grande, que vai abrir um debate muito importante no País“, declarou Frei David Santos, porta-voz do Educafro.
Além da indenização de R$ 10 milhões, as entidades pedem que Piquet seja condenado a publicar nota, em todas as redes sociais, com pedido público de desculpas por suas falas, “reconhecendo o erro de fazer alusão racista a qualquer pessoa” e “retratando-se das afirmações racistas e homofóbicas”.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
You must log in to post a comment.