A Justiça Federal determinou  nesta quarta-feira (11) que um advogado pernambucano se abstenha de fazer publicações homofóbicas em suas redes sociais. A medida atende a uma Ação Civil Pública movida pela Ordem dos Advogados do Brasil no estado (OAB-PE), por conta de duas postagens consideradas como discriminatórias à comunidade LGBTQIA+. A decisão, assinada pela juíza federal Marina Cofferri, estipula multa diária de R$ 1.000 em caso de descumprimento, informa o UOL.

GAY BLOG BR by SCRUFF

Em março, Gustavo Cavalcante de Almeida Costa fez algumas publicações no Facebook, que chamaram a atenção do Conselho de Ética da OAB-PE. “Pq tem viado que não gosta de Bolsonaro? Tu acha que teus pais queriam que você fosse gay, caso pudessem escolher? Seja feliz e não torça por bandidos, ou vai dizer que viadagem também desvia caráter?”, diz uma delas.

Em outros posts, diz o UOL, o advogado questionou as críticas. “Estou sendo severamente atacado por que falei que nenhum pai escolheria ter um filho gay, se pudesse. E verdade!!! Ninguém quer, mas isso não quer dizer que não se deve amar e respeitar”, publicou em um deles.

Em outro, postou: “A comunidade Gay está com raiva de mim, e do que eles xingam? DE VIADO!!!!! Como assim???? Piada pronta. E pra ficar pior e só o povinho de esquerda nojento. Querem impor uma ditadura gay”.

Reprodução

Em sua decisão, a juíza escreveu: “Não pode o Poder Judiciário omitir-se do seu dever de garantir a fruição igualitária de direitos por todos, resguardando a manifestação das diferentes identidades que compõem a sociedade plural e complexa em que vivemos e inibindo comportamentos discriminatórios”.

O advogado Gustavo Cavalcante Costa disse ao UOL que não vai recorrer da decisão. “A ação já perdeu o objeto pois desde aquela época não realizo mais postagens nesse sentido. A cultura do cancelamento é forte. O engraçado é que o xingamento que eu mais recebi foi de viado, gay, bicha enrustida”, disse. 

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.