GAY BLOG BR by SCRUFF

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), sancionou a lei estadual 17.480 que determina a inclusão de avisos contra a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero em estabelecimentos públicos e privados. As informações são de O Povo.

Entrando em vigor nos próximos 90 dias, ela estipula a fixação de placas no lado externo ou nas entradas dos estabelecimentos. Ao final do aviso, deve constar o telefone da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT para fins de denúncias, esclarecimentos e reclamações.

O autor da lei é o deputado Elmano de Preitas (PT), que comemorou a aprovação unânime. “Estamos num período de muito embate na sociedade brasileira, marcado por muita intolerância, por mais singelas que possam parecer, medidas como essa favorecem a reflexão e buscam cultivar uma cultura de tolerância, de convivência democrática e plural”.

Lei determina fixação de placas contra LGBTfobia em estabelecimentos no Ceará
Lei determina fixação de placas contra LGBTfobia em estabelecimentos no Ceará – Reprodução

A lei também determina que “a placa deve ser afixada em local visível e confeccionada no tamanho mínimo de 50 cm de largura por 50 cm de altura e conter os seguintes dizeres: ‘AVISO: é expressamente proibida a prática de discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero'”.

Já a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção LGBT objetiva coordenar a formulação e implementação de políticas públicas para a população LGBT, promovendo sua disseminação em todo o Estado; articulando ações governamentais para o fortalecimento da proteção e promoção dos Direitos Humanos de LGBTs.

Vale lembrar que no dia 21 de abril, o centro da cidade de Sobral, no Ceará, teve faixas de pedestres pintadas com as cores do arco-íris a fim de chamar atenção sobre a importância do desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o público LGBT.

A iniciativa foi inspirada em ações semelhantes realizadas em países como Estados Unidos, Canadá, Chile, Londres, Rússia e alguns lugares da Europa. A ação foi promovida pela Associação Mães Pela Diversidade em parceria com o Fórum Sobralense de Discussão sobre Diversidade Sexual e Gênero.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"