GAY BLOG BR by SCRUFF

A Marvel aproveitou o Mês do Orgulho para divulgar um vídeo no IGTV mostrando diversos momentos dos quadrinhos que contém cenas icônicas com LGBTQIA+, incluindo o primeiro casamento gay em Astonishing X-Men de 2004 e diversas cenas de beijos.

O primeiro herói gay da Marvel foi o Jean-Paul Beaubier, o Estrela Polar, personagem surgido em 1979 como parte da Tropa Alfa. O personagem é homossexual desde a sua concepção, mas nos primeiros quadrinhos este assunto era apenas sugerido e ficava nas “entrelinhas” por ordem dos editores.

No entanto, ele acabou saindo do armário oficialmente em 1992, mas na época com o selo obrigatório de “Adults Only”. Vinte anos mais tarde, houve seu casamento com Kyle Jinadu nos quadrinhos “Astonishing X-Men #51”, sendo a primeira representação de um casamento gay nos quadrinhos.

Com as transformações sociais e uma demanda cada vez maior por representatividade, as HQs passaram a ter, cada vez mais, personagens LGBTQIA+. Um dos mais notórios é o Deadpool, que é um personagem pansexual e é atraído por “qualquer coisa com pulso” segundo o escritor Gerry Duggan.

A personagem Mística também sempre foi bissexual, mas sua sexualidade também ficava nas entrelinhas. Apenas na edição 265 da Uncanny X-Men que foi revelado diretamente que ela e a Destino estavam em um relacionamento romântico e eram “mais que amigas”.

Outro casal que ficou bem famoso com a bienal do livro de 2019 após a censura do prefeito do Rio de Janeiro na época, Marcelo Crivella, foi o Wiccano e Hulkling. O primeiro beijo dos dois foi em “Jovens Vingadores: A Cruzada das Crianças #9”.

Mais recentemente eles apresentaram um novo personagem LGBTQIA+ chamado Somnus para a HQ “Marvel Voices:Pride”, que é uma HQ feita para o Mês do Orgulho. A rival, DC Comics, também comemorou o mês de junho com uma HQ de 80 páginas chamada “DC Pride”, celebrando não só os personagens LGBTQIA+, mas também seus criadores.

Marvel comemora Mês do Orgulho com vídeo mostrando beijos LGBTs dos quadrinhos
Reprodução

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF possui mais de 15 milhões de usuários no mundo todo. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. Baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"