Nesta segunda-feira, 31, faleceu o multiartista Marcelo Denny, aos 51, de infarto fulminante. Denny foi um dos fundadores do Teatro da Pombagira, coletivo artístico transgressor da cena queer que performou, nos últimos anos, espetáculos como “Anatomia de um fauno” (2015), “Demônios” (2018) e “Sombra” (2019).

Como diretor teatral, cenógrafo, artista plástico, performer, curador e diretor de arte, Denny foi vencedor de mais de 30 prêmios em festivais de teatro pelo Brasil. Lecionou e fez pesquisa na ECA-USP, onde esteve desde o mestrado e doutorado. Foi um dos fundadores dos grupos Cia Teatral Cadê Otelo?, Desvio Coletivo e da Cia Sylvia Que Te Ama Tanto, onde atuou como diretor e cenógrafo em mais de 20 espetáculos.

Marcelo também foi professor convidado na Universidad de Chile, Santiago e na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, Portugal, Universidade São Judas, Faculdade Paulista de Artes, SP Escola de Teatro, UNESP, Escola São Paulo de cultura contemporânea e também nas Universidades Anhembi Morumbi, UNIBAM e FPA-Faculdade Paulista de Artes.

Como diretor teatral, cenógrafo, artista plástico, performer, curador e diretor de arte, Denny foi vencedor de mais de 30 prêmios em festivais
Como diretor teatral, cenógrafo, artista plástico, performer, curador e diretor de arte, Denny foi vencedor de mais de 30 prêmios em festivais – Reprodução

Ele foi um dos representantes do Brasil na Quadrienal de Cenografia de Praga (República Tcheca). Nos últimos anos lecionou cursos e realizou ações performativas nas instituições: SESC e SENAI (várias capitais pelo Brasil), AKT-ZENT- Research Centre of the Theatre Education & Training e no Volksbuhne Theatre em Berlim (Alemanha), Escuela Superior de Artes de Yucatán em Mérida (México), Grupo Dançando com a Diferença em Funchal-Ilha da Madeira (Portugal), Institut del Theatre em Barcelona (Espanha), Universiteit van Amsterdam (Holanda) e Université Paris 8 – Saint-Denis em Paris ( França) e New York University _ Hemispheric Institut-Performance and Politics. Também foi professor doutor na graduação e pós graduação do Departamento de Artes Cênicas da ECA da USP- Universidade de São Paulo.

Espetáculo “Demønios”, do Teatro da Pombagira, é disponibilizado na íntegra no streaming

Google Notícias