GAY BLOG BR by SCRUFF

O auxiliar de enfermagem nascido no Brasil, Samuel Luiz Muñiz (24), foi morto na madrugada de sexta para sábado em La Coruña, Espanha, despertando uma onda de protestos pelos direitos LGBTQIA+ no país europeu. Na segunda-feira, houve manifestações com milhares de pessoas em Madri, Barcelona e outras cidades. As informações são de O Globo.

Segundo a imprensa espanhola, Samuel nasceu no Brasil, mas chegou à Espanha com 1 ano de idade. As denúncias de testemunhas indicam que a morte do jovem se deu por homofobia. O crime ocorreu em frente a uma balada, na segunda noite em que La Coruña abria as portas de suas casas noturnas. Na véspera, Samuel também tinha saído, aproveitando o início do verão.

Morte de jovem gay brasileiro na Espanha gera protestos por todo o país
Reprodução

Uma amiga dele, Lina, testemunhou o crime e concedeu uma entrevista ao jornal espanhol El Mundo, explicando que a dupla deixou a casa noturna um pouco antes das 3h da manhã para fumar e fazer uma videochamada para Vanesa, namorada de Lina. Em determinado momento da conversa, eles foram intimidados por um jovem que passou acompanhado por uma mulher, e reclamou que estava sendo filmado. Enquanto tentavam explicar que estavam numa conversa, Samuel teria sido ameaçado:

“Ou pare de gravar ou eu mato você, v****”, teria dito o criminoso.

Samuel teria tido tempo apenas para responder “vi*** o quê?!”, e logo em seguido foi agredido com um soco forte. Lina e um jovem desconhecido teriam conseguido separar e parar o agressor. Minutos depois, ele teria retornado com um grupo grande, que Lina calcula ser entre 12 pessoas, e eles espancaram Samuel até a morte gritando “vi*** de me***”. Em seguida, eles fugiram. Equipes de socorro tentaram reanimá-lo por duas horas, sem sucesso.

O pai de Samuel, Maxsoud Luiz, deixou uma mensagem escrita, na qual agradeceu os serviços de saúde “por todo o esforço feito”, expressando a dor da família porque “levaram embora a única luz que iluminou a nossa vida. Sabemos que ainda teremos um longo caminho a percorrer; seremos apoiados pela nossa família, amigos e colegas que nos ajudarão a sair deste caminho tenebroso”.

A polícia segue investigando o caso, mas ainda não confirmou nenhuma prisão. Um representante do governo da Galícia, José Miñones, disse que a polícia vai trabalhar com “absoluta discrição e sigilo”. 

Morte de jovem gay brasileiro na Espanha gera protestos por todo o país
Reprodução



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"