Um decreto do governador de Mato Grosso do Sul criou nesta terça-feira (20) a Comissão Estadual de Enfrentamento à Violência contra a População de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais (CEVLGBT).

GAY BLOG BR by SCRUFF

Também foi regulamentado o funcionamento da Comissão Especial Processante LGBT (CEPLGBT).

As comissões serão coordenadas pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas LGBT. “Queremos incentivar o diálogo propondo medidas que visem a orientação e a adoção de providências para o adequado tratamento dos casos de violência contra a população LGBT”, explicou ao site do órgão o subsecretário Leonardo Bastos.

Comissão apontará providências para diminuir violência contra LGBTs / Imagem:Freepik

Já a Comissão Especial Processante LGBT terá como papel ouvir as vítimas, agressores e testemunhas, analisar as provas apresentadas e encaminhar os processos conforme a legislação vigente.

“Nosso estado tem uma legislação que protege os direitos da população LGBT e é obrigação nossa, enquanto poder público e sociedade civil, buscar melhorias e ampliar a divulgação da lei”, ressalta o subsecretário.

COMO DENUNCIAR VIOLÊNCIA

Segundo a Lei Estadual nº 3.157, qualquer cidadão ou cidadã que se sentir constrangido, intimidado ou violentado em estabelecimentos comerciais ou por pessoas poderá comunicar à Comissão.

Cidadãos sul-mato-grossenses podem denunciar atos de violência no site Secretaria Especial de Cidadania, menu atendimento, ícone CENTRHO.

NÚMEROS ASSUSTADORES

De acordo com os dados do Disque 100, serviço que recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos, em 2018, as denúncias somaram 1.685 casos, que resultaram em 2.879 violações.

Destas, 70,56% são referentes à discriminação, seguida por violência psicológica – que consiste em xingamentos, injúria, hostilização, humilhação, entre outros (com 47,95%) – violência física (27,48%) e violência institucional (11,51%).

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.