A advogada e Diretora de Jovens LGBT da União da Juventude Socialista, Daniella Veyga, diz que é a primeira mulher trans a conseguir realizar um registro nos quadros da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, do Mato Grosso. A informação vem do Instagram oficial de Daniella, que comemora sua conquista.

GAY BLOG BR by SCRUFF

View this post on Instagram

DOUTORA TRAVESTI PRA VOCÊ. Hoje me tornei a primeira pessoa trans a se inscrever nos quadros da OAB/MT, mesmo que seja um registro provisório como de estágiaria, é um ato muito simbólico para nós. A partir de hoje atuarei de forma legal na defesa dos direitos das minhas irmãs trans. Esse registro não é só meu, mas é de todas que não tiveram a mesma oportunidade há qual eu tive, ou até mesmo aquelas que tiveram suas vidas tiradas antes mesmo dessa oportunidade chegar. Ocupo esse espaço institucional e prometo utilizar dele para fomentar e defender nosso direito a vida, nosso direito ao amor, nosso direito a felicidade. Amigas trans, essa inscrição é de todas vocês. #OABMT #OAB #Trans #direito.

A post shared by Daniella Veyga (@daniiveyga) on

“Hoje me tornei a primeira pessoa trans a se inscrever nos quadros da OAB/MT, mesmo que seja um registro provisório como de estagiaria, é um ato muito simbólico para nós. A partir de hoje atuarei de forma legal na defesa dos direitos das minhas irmãs trans.

Esse registro não é só meu, mas é de todas que não tiveram a mesma oportunidade há qual eu tive, ou até mesmo aquelas que tiveram suas vidas tiradas antes mesmo dessa oportunidade chegar. Ocupo esse espaço institucional e prometo utilizar dele para fomentar e defender nosso direito a vida, nosso direito ao amor, nosso direito a felicidade.

Amigas trans, essa inscrição é de todas vocês.”

Sua conquista foi muito bem recebida pelos internautas. No Twitter, o usuário Wrong Boy diz disse: “Parabéns mana, desejo todo sucesso do mundo pra vc! Estou muito feliz com a sua conquista, pois é uma conquista de todos nós!”, enquanto Guto Polidoro disse: Meus parabéns, exemplo de diversidade. Que sempre nos, LGBTQ+, possamos alcançar novos patamares e ascender socialmente.”

Mulher trans comemora registro na OAB do Mato Grosso: "amigas trans, essa inscrição é de todas vocês"
Reprodução

Bélgica nomeia primeira mulher trans para cargo de vice-premier

No dia 1 de outubro de 2020, Petra de Sutter foi nomeada vice-primeira-ministra da Bélgica. Com o feito, ela se tornou a primeira pessoa trans a ocupar um dos mais altos cargos políticos da Europa.

“Estou incrivelmente grata pela confiança que recebi do meu partido” – disse ela no Twitter (via Jornal Extra) – “Agora posso fazer o que for preciso para relançar nosso país e trabalhar para um futuro para todos os belgas”.

Integrante do Partido Verde no Parlamento Europeu, ela é uma das sete pessoas que ocuparão o cargo de vice-premier no governo de coalização liderado por Alexandre De Croo. Sua conquista também foi elogiada pelo diretor executivo do grupo All Out, defensor dos direitos LGBTQIA+, Matt Beard.

“Estamos muito felizes que uma integrante da comunidade trans foi nomeada para este cargo político de nível sênior. A nomeação de Petra é um chamado e uma inspiração para que governos pelo mundo aumentem a representatividade trans em seus quadros superiores” – disse Beard à Reuters.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".