GAY BLOG BR by SCRUFF

Primeiro equipamento cultural da América Latina voltado à memória LGBTQIA+, o Museu da Diversidade Sexual (MDS), passará por reformas de ampliação a partir de 19 de dezembro de 2022 e tem previsão de finalização dos processos em abril de 2023.

Equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a sede do MDS, localizada na Estação República do metrô de São Paulo, passará de uma área de 110 metros quadros para 540 metros quadrados para memória,  arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIA+.

As atividade não irão parar, segundo os gestores do Museu: a ideia é seguir com exposições, debates e palestras virtuais e itinerantes para estabelecer diálogos com os visitantes a respeito de questões como cidadania, direitos humanos, preconceito, discriminação, orientação sexual, identidade e expressão de gênero.

Fachada do MDS - Crédito: Gabriela Gouvêa
Fachada do MDS – Crédito: Gabriela Gouvêa

Para Carlos Gradim, diretor presidente do Instituto Odeon, organização social que gere o MDS, a ampliação do Museu terá uma importância imensa para toda a sociedade, tendo em vista que o novo espaço contará com maior capacidade técnica e tecnológica para construir narrativas, exposições e dialogar com o público.

“A iniciativa é muito louvável, pois assim o Museu terá melhores condições de contar histórias do universo LGBTQIA+, histórias que procuram descortinar um olhar sem preconceito e trazer os significados, as dores e as alegrias de quem pertence a essa comunidade”, diz Gradim.

O entendimento é compartilhado pela diretora de equipamento do Museu da Diversidade Sexual, Marisa Bueno, que ressalta a relevância do tema para os dias atuais. “O impacto dessa reestruturação será extremamente positivo, pois teremos um lugar onde os estudos e discussões envolvendo diversidade poderão ser ampliados e enriquecidos, ganhando também maior visibilidade junto ao público, o que é fundamental hoje em dia”, avalia Bueno.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.