No mês de setembro, os museus Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida, instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo geridas pela Poiesis, trazem uma programação que abrange literatura de cordel, conversa sobre o impacto das novas tecnologias no processo criativo e agenda que aborda a temática da diversidade, a qual integra a 17ª Primavera de Museus.

Casa das Rosas
O museu Casa das Rosas realizará, no dia 20 de setembro, das 19h às 21h, a conversa Preservação da memória em comunidades LGBTQIAPN+ com Tony Boita, comunicador, antropólogo, museólogo e psicanalista. Como parte da 17ª Primavera de Museus — ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus que neste ano foca na importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade — a atividade abordará a importância dos diferentes formatos de mídias na preservação da memória e cultura desta população.
Ainda dentro da 17ª Primavera de Museus, acontecerá, no dia 22 de setembro, das 14h às 15h, a oficina A Vida no Jardim, comandada pela Andrea Nunes Vaz Pedroso, bióloga e integrante do Núcleo de Estudos do Patrimônio Imaterial e Material do Instituto Federal de São Paulo, e o Núcleo de Ação Educativa da Casa das Rosas. A atividade, inspirada nos objetivos da Agenda 2030 da ONU, pretende explorar as diferentes formas de vida presentes no jardim do museu localizado na Avenida Paulista.
No sábado, 30 de setembro, das 15h às 17h, o escritor e filósofo Rodrigo Petronio guiará o público a uma reflexão sobre o impacto das novas tecnologias — inteligências artificiais, robotização e algoritmos — na criação literária e na filosofia. A atividade Caminhos da criação no mundo contemporâneo: tecnociência, filosofia e literatura terá mediação da escritora e poeta Cristina Mira, do ficcionista e ensaísta Raphael Pantet e do jornalista e pesquisador Weldher Rodrigues.

Casa Guilherme de Almeida
O museu Casa Guilherme de Almeida preparou para o dia 20 de setembro, das 15h30 às 16h30, a visita temática Traços da diversidade: expressões artísticas e identidades com a educadora Ana Paula Iannone. A atividade pretende mostrar traços de diversas populações presentes em obras do acervo do museu, contextualizando as representações de determinadas identidades em gravuras e pinturas feitas por Johann Moritz Rugendas e Emiliano Di Cavalcanti.
Ainda no dia 20 de setembro, das 19h às 20h, o museu realizará a conversa Guilherme de Almeida e a identidade paulista, com Alexandre Araújo Bispo, doutor e mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). A atividade focará na atuação do escritor na década de 1950, com destaque para sua participação na presidência da Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo, o que mostra a relação do poeta com as discussões sobre a identidade da região. Ambas atividades da instituição integram a 17ª Primavera de Museus.

Casa Mário de Andrade
A Casa Mário de Andrade também preparou para este mês uma programação voltada à 17ª Primavera de Museus, entre elas a roda de conversa A sexualidade no pensamento de Mário de Andrade, guiada por Arthur Major, educador do museu. A atividade, que será realizada no dia 22 de setembro, das 17 às 19h, abordará o tema da sexualidade na literatura, na crítica e nas pesquisas do escritor.
Finalizando os destaques da programação de setembro, no sábado, 23, das 16h às 18h, acontece a atividade Cordel: Patrimônio do Brasil com Aderaldo Luciano, poeta, professor, doutor e mestre em Ciência da Literatura pela UFRJ, e Lucineide Vieira, cordelista, professora e integrante da ALP – Academia de Letras dos Professores da cidade de São Paulo. A conversa apresentará o percurso histórico do cordel como patrimônio imaterial cultural brasileiro, gênero literário que encantou Mário de Andrade em suas expedições etnográficas pelo norte e nordeste do Brasil.
Acompanhe a agenda completa no site de cada instituição: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.
Serviço:
Casa das Rosas
Palestra
PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA EM COMUNIDADES LGBTQIAPN+
Por Tony Boita
Quarta-feira, 20 de setembro, das 19h às 21h
Atividade realizada por meio da plataforma Zoom
Inscrição aqui – Prazo: 20/09
Vagas: 300
Oficina infantil (presencial)
A VIDA NO JARDIM – 17ª Primavera dos Museus
Com Núcleo de Ação Educativa. Convidada: Andrea Nunes Vaz Pedroso, do Núcleo de Estudos do Patrimônio Imaterial e Material do Instituto Federal de São Paulo
Sexta-feira, 22 de setembro, das 14h às 15h30
A atividade será realizada no jardim da Casa das Rosas
Endereço: Av. Paulista, 37 – Bela Vista
Inscrição aqui – Prazo: 21/09
Vagas: 35
Mesa-redonda
CAMINHOS DA CRIAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: Tecnociência, filosofia e literatura
Com Rodrigo Petronio
Sábado, 30 de setembro, das 15h às 17h
Atividade realizada no jardim da Casa das Rosas. Não há necessidade de inscrição.
A Casa das Rosas está passando por restauro. O telefone atual para contato é do Anexo da Casa Guilherme de Almeida: (11) 3803-8525; ou pelo e-mail disponível no site.
Jardim do museu aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h
Avenida Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo – SP
Programação gratuita
Casa Guilherme de Almeida
Palestra
GUILHERME DE ALMEIDA E A IDENTIDADE PAULISTA: 17ª Primavera de Museus 2023
Com Alexandre Araujo Bispo
Quarta-feira, 20 de setembro, das 19h às 21h
A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom
Inscrições aqui – Prazo: 19/09
Vagas: 350
Visita temática
TRAÇOS DA DIVERSIDADE: EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E IDENTIDADES
Com Ana Paula Iannone
Quarta-feira, 20 de setembro, das 15h30 às 16h30
Atividade realizada presencialmente no museu Casa Guilherme de Almeida
Endereço: Rua Macapá, 187 – Sumaré
Inscrições aqui – Prazo: 19/09
Vagas: 08
—
Museu – R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Tel.: (11) 3672-1391 | 3868-4128
Programação gratuita
Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site do museu. Algumas atividades continuam on-line e com programação pelos sites do museu ou +Cultura. Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
Casa Mário de Andrade
Roda de conversa
A SEXUALIDADE NO PENSAMENTO DE MÁRIO DE ANDRADE: 17ª Primavera de Museus 2023
Com Arthur Major
Sexta-feira, 22 de setembro, das 17h às 19h
Ponto de encontro: Entrada principal do Parque Augusta, na Rua Augusta, 200 – Consolação, São Paulo – SP
Inscrições aqui – Prazo: 22/09
Vagas: 40
Ciclo de palestras (on-line)
CORDEL: CRIAÇÃO E PESQUISA | PATRIMÔNIO DO BRASIL
Com Aderaldo Luciano e Lucineide Vieira
Sábado, 23 de setembro, 16h às 18h
Atividade realizada por meio da plataforma Zoom
Inscrição aqui – Prazo: 23/09
Vagas: 300
Programação gratuita
A Casa Mário de Andrade está passando por restauro. O telefone atual para contato é do Anexo da Casa Guilherme de Almeida: (11) 3803-8525; ou pelo e-mail disponível no site. Algumas atividades seguem virtuais e com programação acessível pelos sites do museu ou +Cultura
SOBRE A CASA DAS ROSAS
A Casa das Rosas é um dos principais Museus da Cidade de São Paulo e o seu acervo bibliográfico é composto por obras do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, o museu foi construído em 1935 pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo e possui características clássicas da arquitetura francesa, atraindo assim milhares de visitantes que buscam conhecer a Cultura Brasileira, bem como o próprio espaço.
Sua programação, diversa e plural, é composta por exposições, cursos, palestras, saraus, oficinas, lançamentos de livros, performance, apresentações teatrais, entre outras. O Museu é gerido pela Poiesis, Organização Social de Cultura, em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE
A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa Mário de Andrade é um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis.
SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
You must log in to post a comment.