GAY BLOG BR by SCRUFF

A Prefeitura de Ribeirão Pires, junto ao Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (COMADS), pintou uma faixa de pedestres nas cores do arco-íris na manhã deste sábado, dia 15 de de maio, para representar a luta do movimento LGBTQ+. Todo o material para a pintura foi financiado com dinheiro de doações arrecadadas pelo próprio conselho.

A pintura fica localizada na Vila do Doce, região central da cidade, conhecida pelos eventos LGBTQIA+ e demais festividades da cidade, que é estância turística.

“O intuito dessa singela ação é lembrar o dia de combate à LGBTfobia, que ocorre na próxima segunda, e trazer uma reflexão para as pessoas que passarem por aqui. Não é apenas tinta no asfalto, é um símbolo de resistência, luta e sobrevivência”, disse o Presidente do COMADS, Rafael Ventura.

ribeirão pires P, prefeitura cria faixa de pedestres com cores da bandeira LGBT+
Ribeirão Pires – Divulgação

A pintura também vem para comemorar o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia que será comemorado na próxima segunda-feira, dia 17 de maio. Às 11h, será realizada uma ação simbólica de “inauguração” da faixa, com a presença de autoridades locais, estaduais e do movimento. A Faixa da Diversidade foi criada pela lei municipal 6.419/2019.

Essa não é a primeira cidade do Brasil que pinta as faixas de pedestres em homenagem aos LGBTs. Sobral, no Ceará, também teve faixas de pedestres pintadas com as cores do arco-íris em Abril.

Fortaleza também, sendo que neste caso a iniciativa veio do gabinete da primeira-dama, Natália Herculano, em parceria com a Associação Mães Pela Diversidade e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). A idealização fica por conta da empresa T-Shirt In Box e as faixas deverão ser mantidas pelos próximos seis meses.

“Pare, pense e ame. Ver as cores e lembrar o que elas significam e ter empatia pela diversidade, amor. A ideia é leve! Nós temos uma cidade ainda com aspectos preconceituosos, mortes relacionadas à questão do gênero. Essa implantação traz essa ideia: vamos parar no sinal e pensar. Ter empatia pelo próximo”, comentou Natália Herculano, primeira-dama de Fortaleza.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"