GAY BLOG BR by SCRUFF

Em comemoração aos 50 anos da descriminalização de relações sexuais entre homens na Noruega, o país determinou 2022 como o Ano da Cultura Queer, a fim de conscientizar e reafirmar a igualdade e pluralidade de gêneros. O Arquivo Nacional Norueguês Queer, o Museu Nacional e a Biblioteca Nacional promoveram uma ação para comunicar e discutir arte, cultura e história queer em uma celebração nacional durante a data de aniversário da revogação da lei, em 21 de abril de 2022. 

De acordo com a Embaixada da Noruega no Brasil, as expressões artísticas e culturais podem contribuir para a conscientização sobre o estigma e a discriminação contra a comunidade LGBTQIA+ e fornecer uma plataforma para promover a tolerância e a inclusão.

(Foto: Magnus Furset- Visit Norway)

Cerca de 119 pessoas foram criminalizadas e punidas por quem amavam. Esses homens sofreram processos judiciais, condenações e prisão. Eles foram publicamente estigmatizados e condenados. Através da legislação, mas também de uma série de outras práticas discriminatórias, nós, como nação e sociedade, deixamos claro que não aceitamos o amor gay. O governo agora deseja se desculpar por isso“, disse o Primeiro-Ministro norueguês, Jonas Gahr Støre.

Além disso, também foi anunciado que, até o final do ano, o país apresentará um novo plano de ação para atender aos direitos e necessidades das pessoas LGBTQIA+. De acordo com a Embaixada, o governo norueguês apoia medidas internacionais de combate à violência de gênero e de combate à perseguição e descriminação contra pessoas baseada na orientação sexual. 

Como parte das ações norueguesas no âmbito internacional, a Embaixada Norueguesa no Brasil lançou a campanha “Essências da Noruega”, que promove alguns dos pilares do país nórdico. A campanha consiste em uma série de cinco webinars na página do Instagram da Embaixada da Noruega e chega ao seu terceiro episódio com o tema Igualdade de Gênero, na próxima quarta-feira (15).

Os dois primeiros episódios já estão disponíveis e também podem ser assistidos no Instagram da Embaixada da Noruega no Brasil. Cada episódio destaca alguns dos princípios e ações promovidas pelo país: Investimento e Governança; Igualdade de Gênero e Diversidade; Tecnologia & Energia Sustentável; Meio Ambiente & Mudança Climática; Cultura e Hospitalidade.

(Foto: Magnus Furset- Visit Norway)



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)