GAY BLOG BR by SCRUFF

Uma cidade do interior do País de Gales chamada Bangor elegeu um prefeito não binário: Owen Hurcum, de 23 anos, sendo também o mais jovem político a exercer o cargo no país. Eleito no ano passado, ele pôde tomar posse recente por conta do distanciamento social em decorrência do coronavírus.

Hurcum, que também está no curso de mestrado em arqueologia na Universidade de Bangor, foi eleito prefeito da pequena cidade, que tem menos de 20 mil habitantes e é a mais antiga do País de Gales.

“Bangor significa tudo para mim”, afirmou o jovem ao jornal “The National“, “Tem sido o povo de Bangor que me deixou ser eu mesmo”, continuou.

“Quando me mudei para cá, me apaixonei imediatamente e soube que nunca iria embora. Eu estava fechado, infeliz, confuso…E foi a comunidade de Bangor que me permitiu celebrar não apenas minha sexualidade. Me deu a oportunidade e a capacidade de eu realmente florescer” , disse.

País de Gales elege primeiro prefeito não-binário
Reprodução

Em uma conversa com a Reuters, o jovem disse que após vencer a eleição, ele teve uma recepção massivamente positiva, apesar de ter sido alvo de um número significativo de comentários de ódio.

“Eu li tantos que estou praticamente insensível”, relata Hurcum, que diz que as ameaças de morte foram devidamente reportadas à polícia. “Eu não deixo pra lá”. 

Ele também comentar que ocupar o cargo “é uma representatividade que muitas vezes não existe para pessoas não binárias”, e que seu objetivo agora é ajudar pessoas que também não se identifica com a divisão de gênero “masculino ou feminino”.

Vale dizer que pessoas não binárias são aquelas que não se enquadram nos estereótipos do que a sociedade designa como homem ou como mulher, portanto estando fora do binarismo de gênero. Além disso, ela não tem nenhuma relação com alguém ser intersexual (ter os dois sexos), ou com transgeneridade, sendo apenas mais uma expressão de gênero que resulta entre comportamento social e maneirismo, como aparência interior ou exterior.

Com informações do G1

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"