GAY BLOG BR by SCRUFF

O Papa Francisco nomeou um novo cardeal firmemente homofóbico no México, que acredita que ser gay é um “contágio” que se espalha, informa o Pink News.

Felipe Arizmendi é um prelado da Igreja no México, de 80 anos, que serviu como bispo católico desde 1991, e foi um dos 13 novos cardeais nomeados pelo Papa Francisco no Vaticano no sábado (28 de novembro).

De acordo com a Reuters, Arizmendi é conhecido por suas visões progressistas no que diz respeito aos direitos indígenas e migrantes, e passou décadas ministrando a comunidades indígenas e pobres no sul do México.

Reprodução

No entanto, ele também é conhecido por suas visões extremamente conservadoras e homofóbicas sobre a sexualidade.

Em maio de 2016, o ex-presidente do México, Enrique Peña Nieto, assinou uma iniciativa para alterar a constituição do país e legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo em nível federal.

Na época, Arizmendi disse em uma mensagem no domingo que se um casal do mesmo sexo quiser viver junto, “eles são livres para fazê-lo, mesmo que moralmente não seja bem aceito”.

Ele acrescentou: “Chame essas uniões de casamentos iguais, coexistência conjugal, parceria conjugal ou qualquer outra coisa, mas, por favor, não as chame de casamento.”

Arizmendi passou a descrever ser gay como um “contágio” que estava se espalhando para as comunidades indígenas que ele ministrava.

“Antes não havia esse problema da homossexualidade, mas hoje ela está ocorrendo por causa do contágio das comunidades urbanas, das universidades e da mídia.”

“Alguns dizem que a homossexualidade é uma coisa natural. Se fosse natural, também estaria em todas as comunidades indígenas, e não está.”

Se a lei tivesse sido aprovada, também teria estendido os direitos de adoção a todos os casais do mesmo sexo no México.

Sobre este ponto, o bispo disse: “As crianças precisam das duas figuras: feminino e masculino, isso é um direito da criança, não discriminação contra os homossexuais, isso não é homofobia, é respeito pela natureza humana”.

A iniciativa de Nieto foi rejeitada e a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo continua a cargo de cada estado mexicano.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.