GAY BLOG BR by SCRUFF

O tradicional Paribar, no Centro de São Paulo, anunciou o fim das atividades. Instalado na Praça Dom José Gaspar, atrás da Biblioteca Mário de Andrade, o bar funcionará até o almoço da próxima segunda-feira (26).

O espaço, que fazia sucesso entre a intelectualidade paulistana, operou entre os anos 1950 e 1980, quando fechou. Em 2010, o bar voltou a funcionar comandado pelo empresário Luiz Campiglia – ele desconhecia o passado do local e mantinha um café-restaurante desde 2005 no ponto. 

Paribar (Foto: I Hate Flash)

De acordo com a Veja SP, após ouvir histórias de ex-frequentadores, Campiglia pesquisou sobre o local e ressuscitou o bar à sua maneira, bem distante do original. No entanto, o Paribar, vai fechar pela segunda vez. “Não tive recursos de fora. Foi heroico e foi muito desgastante”, explicou o empresário ao site.

Problemas com o contrato de locação e o aumento da violência na região também contribuíram para o fechamento, segundo Campiglia. “O Centro nunca foi dos lugares mais tranquilos, mas a pandemia aumentou a miséria na rua. Sou da bandeira de que miséria não é violência — o cliente já não gosta muito. No fim do ano passado, começo desse ano, a violência começou a saltar em cima”, contou.

Desde o início do ano, a clientela, formada por LGBT+, héteros, famílias com crianças e turistas, foi diminuindo. A situação passou a ficar bem diferente do início dos anos 2010, quando as mesas ficavam lotadas e as festas atraíam mais público.

Apesar de encerrar as atividades com Paribar, Campiglia não desistiu da região. O empresário abrirá outro estabelecimento no Centro que, segundo ele,  terá a ver com a sua pesquisa sobre o papel da comida na formação da cidade de São Paulo. “De novo, quero transformar mais uma parte do Centro”, afirma.

(Foto: Reprodução)



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)