Abertamente gay, o jovem ex-prefeito de South Bend Pete Buttigieg (38) desistiu de disputar a presidência dos EUA. O anúncio foi feito na noite do último domingo, dia 1 de março.
“Devemos reconhecer que neste ponto da corrida, o melhor caminho para manter a fé em nossas metas e ideais é unir nosso partido e nosso país. Assim, esta noite, eu tomo a difícil decisão de suspender minha campanha” – disse em um comício para apoiadores em South Bend, Indiana, cidade da qual foi prefeito.


De acordo com o The New York Times, sua saída foi pelo fraco desempenho nas primárias da Carolina do Sul e pela dificuldade em atrair eleitores negros e latinos.
Buttiege governou a cidade da South Bend, de apenas 100 mil habitantes, no estado de Indiana, de 2012 a 2020. Até então ele era pouco conhecido no cenário nacional, mas acabou ganhando visibilidade após sua campanha investir nas áreas rurais pró-Trump.
Já seu marido, Chasten, participou de eventos de campanha, gerando críticas dos apoiadores de Donald Trump.
“Eles estão sentados lá e estão vendo o prefeito Pete – um sujeito gay (…) que gosta de beijar seu marido sobre o palco em debates. E estão dizendo ‘OK, como é que isso será visto, um homem gay beijando seu marido sobre o palco ao lado de Donal Trump, o homem com H maiúsculo? Como é que vai ficar?”, disse o radialista Rush Limbaugh.


“Sou casado, numa relação de fidelidade, amor e compromisso. Tenho orgulho do meu casamento. E tenho orgulho do meu marido”, contra-argumentou Buttigieg, em fevereiro. “Não vou ouvir sermões sobre valores familiares de qualquer pessoa que apoie Donald Trump como líder moral e político dos Estados Unidos.”
Além de Buttiege, outro candidato que desistiu de uma campanha a presidência da república foi o ambientalista bilionário Tom Steyer. Atualmente, há seis nomes na disputa democrata: Bernie Sanders, Joe Biden, Elizabeth Warren, Tulsi Gabbard, Amy Klobuchar e Michael Bloomberg.


Junte-se à nossa comunidade
O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.
[…] considerado, no início do ano passado, pelo partido Democrata, como um presidenciável, mas logo desistiu da […]