GAY BLOG BR by SCRUFF

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) inaugurou em Porto Alegre, no último dia 18 de dezembro, o Ambulatório de Identidade de Gênero (Amig), prestando atendimento especializado de saúde, gratuitamente, a pessoas trans, travestis e não-binárias. As informações são do G1.

A equipe do “Amig” conta com 12 profissionais, incluindo psiquiatria, medicina da família, enfermagem, serviço social, psicologia e nutrição. A inauguração foi uma formalização do atendimento, que funciona nos mesmos moldes da atenção básica nos postos de saúde.

Segundo o médico de família e comunidade do Hospital Conceição, Vinícius Vicari, o ambulatório veio da ideia de um grupo de médicos que fazia residência no local em 2019. Na época, os profissionais começaram a pensar em como organizar serviços de saúde para esse recorte social.

“Existe uma demanda histórica do movimento social que encontra dificuldades para ter acesso a serviços básicos de saúde. Começamos a pensar em como reduzir as barreiras de acesso das pessoas trans a serviços tradicionais de saúde. Era algo que precisava ser acolhedor e humanizado, além de qualificado”, conta Vicari.

Porto Alegre inaugura ambulatório voltado para pessoas trans e não-bináriasPorto Alegre inaugura ambulatório voltado para pessoas trans e não binárias
Reprodução

Em outubro de 2020, o ambulatório começou como um projeto piloto, com divulgação funcionando por meio do Instagram e WhatsApp. Desde então, 130 pessoas já se cadastraram e 40 são atendidas a cada quinze dias.

O ambulatório fica na Unidade de Saúde Conceição, na Rua Álvares Cabral, 429, bairro Cristo Redentor. Os agendamentos podem ser feitos pelo WhatsApp, através do número (51) 3255-1726. Os atendimentos são de 15 em 15 dias, aos sábados.

Vale lembrar que, em 2019, Porto Alegre ganhou seu primeiro centro clínico voltado para o atendimento de pessoas trans, dentro da Unidade de Saúde Modelo, no bairro Santana, e deve atender até 80 pacientes por mês. Chamado de “Ambulatório T”, ele disponibiliza atendimento integral, com consultas, exames, harmonização, roda de conversa, acolhimento e encaminhamento para atendimento psicoterapêutico e para cirurgia de redesignação sexual ou adequações corporais do Programa Transdisciplinar de Identidade

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"