GAY BLOG BR by SCRUFF

No Rio de Janeiro, o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, 28 de junho, foi marcado pela inauguração das três primeiras placas do Patrimônio Cultural Carioca do Circuito da Diversidade. A iniciativa da Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual aconteceu por meio da Secretaria de Cultura e em parceria com o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.

As placas foram instaladas nos seguintes endereços: Cabaret Casanova (Av. Mem de Sá, 25, Centro), palco de apresentações de artistas emblemáticos como Madame Satã; Largo da Carioca (endereço do extinto jornal “A Pátria”), em homenagem a João do Rio — jornalista, cronista, contista e teatrólogo que completa seu centenário de morte este ano; e no Parque do Flamengo (em frente à Rua Dois de Dezembro), em homenagem a Lota de Macedo Soares, onde houve cerimônia de lançamento.

Parque do Flamengo - Divulgação
Parque do Flamengo – Divulgação
Parque do Flamengo - Divulgação
Parque do Flamengo – Divulgação

O evento foi conduzido pelo coordenador executivo da Diversidade Sexual do Rio, Carlos Tufvesson, pelos secretários municipais de Cultura, Marcus Faustini, e de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero, e pela diretora do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, Laura di Biasi. Estiveram presentes também a subprefeita da Zona Sul, Ana Ribeiro, os secretários municipais de Educação, Renan Ferreirinha, de Assistência Social, Laura Carneiro, de Políticas de Promoção da Mulher, Joyce Trindade, de Conservação, Anna Laura Secco, o coordenador executivo de Promoção da Igualdade Racial, Jorge Freire, e representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Fundação Parques e Jardins.

“Esta iniciativa é uma maneira de perpetuar a memória de personalidades muitas vezes invisibilizadas em suas subjetividades. Resgatar nosso passado de luta e resistência é necessário para construirmos um futuro de igualdade”, destaca o coordenador executivo da Diversidade Sexual, Carlos Tufvesson.

Além do lançamento do Circuito, o Dia do Orgulho LGBTI+ também foi celebrado em um seminário promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro, em parceria com a Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual. Intitulado “Stonewall carioca: avanços, resistências e história da cidadania LGBTI no Brasil a partir do Rio de Janeiro” e disponível no YouTube da OAB/RJ, o debate discutiu o reconhecimento dos direitos civis dos cidadãos LGBTI+ brasileiros nas últimas duas décadas, a partir do pioneirismo carioca na criação de legislações de combate à discriminação e na luta por direitos constitucionais da população LGBTI+.

A agenda do dia do Orgulho LGBTI+ se encerrou com uma sessão solene promovida pela Câmara dos Vereadores, com transmissão pelo YouTube e TV Câmara. Na cerimônia, foram homenageados ativistas do movimento LGBTI+ carioca.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.