GAY BLOG BR by SCRUFF

Professores espanhóis resolveram se juntar ao movimento “Roupas Não Têm Gênero” (#LaRopaNoTieneGenero) e foram de saias dar aulas, endossando um movimento iniciado pelo professor de matemática José Piñas, quando o estudante Mikel Gómes (15) foi  direcionado a um psicólogo após usar saia na escola em novembro de 2020. As informações são do The New York Post.

@mikelgmz

No me daba tiempo a contarlo todo☠️#parati

♬ original sound – Mikel Gómez

Em protesto, Mikel Gómez publicou um vídeo no TikTok explicando a sua história, chegando a ter mais de dois milhões de acessos e gerando grande repercussão na Espanha, com vários alunos comparecendo à escola usando saias no dia 4 de novembro de 2020.

Professores usam saias após colégio expulsar aluno pela vestimenta
Reprodução

No vídeo ele ressalta que o uso de saias não torna ninguém hétero ou gay. Já o professor José Piñas é gay e disse que quando ele era aluno sofreu bullying por sua orientação sexual.

“Há 20 anos sofri perseguições e insultos por minha orientação sexual no instituto onde agora sou professor. Quero me juntar à causa do aluno Mikel, que foi expulso e mandado para o psicólogo por ter ido para a sala de aula com saias” – disse Piñas no Twitter.

Jose Piñas
Jose Piñas – Reprodução/Twitter

Além de Piñas, dois outros professores aderiram a causa: Miguel Ortega e Borja Velúquez e, segundo uma reportagem do El País, eles decidiram que durante todo o mês de maio eles iriam usar saias todos os dias. A decisão deles também veio quando os próprios estudantes ouviram insultos homofóbicos.

Borja Velázquez
Borja Velázquez – Reprodução/Twitter

“Uma escola que educa com respeito, diversidade, co-educação e tolerância”, disse Velúquez no Twitter no dia 29 de abril. “Vista o que quiser! Nós aderimos a campanha #roupasnãotemgênero”.

Manuel Ortega, a la izquierda, y Borja Velázquez ante el colegio de Pedrajas de San Esteban (Valladolid)
Manuel Ortega e Borja Velázquez em frente ao colégio Pedrajas de San Esteban. – Reprodução

Os professores também disseram ao El País que notaram uma mudança positiva no comportamento dos alunos desde que começaram a usar saias, mas reforçam que ainda há um “longo caminho a percorrer”, sendo apenas a “ponta do iceberg”.

Miguel Ortega
Miguel Ortega – Twitter
Professores usam saias após colégio expulsar aluno pela vestimenta
Reprodução

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"