GAY BLOG BR by SCRUFF

Os deputados estaduais do Mato Grosso do Sul aprovaram nesta quinta-feira um projeto de lei que proíbe a adoção da linguagem neutra em escolas e concursos públicos no Estado. Para passar a valer, a lei precisa ser votada em segundo turno e depois sancionada pelo governador. As informações são do Campo Grande News.

O projeto de autoria de Márcio Fernandes (MDB) teve 11 votos favoráveis e 7 contras, com uma discussão encabeçada pelo deputado petista Pedro Kemp. Os outros seis parlamentares que compõem a Assembleia Legislativa não votaram. Ainda não há uma data para o segundo turno. O debate “acalorado” levou a críticas do já citado Kemp.

“Eu nunca vi legislatura com nível tão baixo de discussão como essa. Nunca vi. Estou no meu sexto mandato, completo 20 anos de Assembleia Legislativa neste ano e nunca vi um nível tão raso de discussão como agora”, disse Kemp, presidente da comissão de Educação e contra o projeto, após fala de Renan Contar (PSL).

Projeto que proíbe linguagem neutra é aprovado em MS
Reprodução

Antes do protesto, Kemp havia defendido o voto contrário, baseando seu argumento na constitucionalidade da questão. Em resposta, Contar afirmou que era “uma vergonha o que a esquerda estava fazendo com a língua oficial do Brasil por questão ideológica”.

“Isso é a inclusão de lixo ideológico na educação brasileira. Já existem poucos professores militontos implantando isso”, disse o deputado durante a vídeo conferência.

Em resposta, Kemp disse: “As pessoas vão falar o que elas quiserem. Não vai ser uma lei que proíba o uso que vai fazer com que elas não usem. A língua é viva, não é uma questão de direita e esquerda. E o senhor [se referindo a Contar], vá estudar”.

Vale dizer que uma lei semelhante foi adotada em Santa Catarina em junho, atendendo uma proposta da deputada estadual Ana Caroline Campagnolo, que prevê a obrigatoriedade do uso da norma culta da Língua Portuguesa por instituições públicas e privadas.

Join our community of 15+ million guys

Find guys looking for the same thing with SCRUFF Match. Volunteer to be a SCRUFF Venture Ambassador to help out guys visiting your home city. Search an up-to-date agenda of the top parties, prides, festivals and events. Upgrade your game with SCRUFF Pro and unlock 30+ advanced features. Download SCRUFF here.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"