UOL VivaBem, a plataforma de saúde e bem-estar, venceu a 6º edição do Prêmio Associação Brasileira de Psiquiatria, ABP de jornalismo. A reportagem Preconceito, Isolamento e Depressão: Solidão LGBT Precisa Ser Discutida, de autoria Gabriela Ingrid, foi premiada na categoria online. Os ganhadores foram divulgados na noite de quarta-feira (9/10), no Rio de Janeiro, durante a cerimônia de abertura do XXXVII Congresso Brasileiro de Psiquiatria – CBP, no Centro de Convenções Riocentro.

A reportagem publicada em junho de 2018 retrata a realidade de boa parte dos indivíduos LGBT, vítimas de preconceito, que quase sempre vem acompanhado de culpa em relação à sua orientação sexual e identidade de gênero. O comprometimento das relações sociais, em especial com a família, é uma consequência natural. O que quase nunca está na pauta dos veículos é que todos esses fatores, juntos, representam grave dano à saúde, com aumento dos riscos de ansiedade, depressão, doenças cardíacas, diabetes tipo 2, demência e até tentativa de suicídio.
Gabriela Ingrid, autora da reportagem, enxergou a oportunidade de explorar o assunto quando conheceu o projeto “Preciso dizer que te amo”, que tem como objetivo prevenir o suicídio de homens trans. Ariel Nobre, criador do projeto, deixou claro que não queria mais ver matérias tristes sobre a transexualidade. “Com seu discurso ativista, Ariel não deixa que a questão se apoie em vitimismo”, conta a jornalista. A repórter lembra que durante a apuração para escrever a matéria conversou ainda com o holandês Boris Dittrich, que estava no Brasil na época. O escritor e ex-parlamentar foi o responsável pelo projeto de lei que fez seu país se tornar o primeiro do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, há 18 anos, e concedeu aos casais homossexuais o direito de adotar crianças. “Dittrich se disse assustado com o Brasil e questionou como o país que tem a maior parada gay do mundo pode ser tão ‘LGBTfóbico’”, afirma Gabriela.
O alerta feito pela reportagem traz à tona a reflexão sobre como uma sociedade em que 21% das pessoas dizem ter ódio e antipatia de conviver com gays e 40% dos assassinatos transfóbicos do mundo ocorrem aqui. Dados como esses explicam a tendência de a comunidade LGBT se excluir e a se isolar cada vez mais. Para combater o problema, como ressaltam os especialistas consultados na matéria, é essencial a educação sexual da população, que deve começar nas escolas.
O Prêmio ABP de jornalismo reconhece trabalhos jornalísticos que tiveram como objetivo desmistificar vários aspectos que envolvem os transtornos mentais, psiquiatria e todos os assuntos relacionados à especialidade e seus pacientes. Podem concorrer produções jornalísticas nacionais nas categorias impresso, online, rádio e televisão, desde que veiculados em plataformas jornalísticas com sede no Brasil.
Acesse a matéria vencedora do UOL
Matéria: Preconceito, isolamento e depressão: solidão LGBT precisa ser discutida
Autora: Gabriela Ingrid da Silva
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
You must log in to post a comment.