GAY BLOG BR by SCRUFF

Este artigo também está disponível em: English Español

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou um projeto que denomina uma rua no Bairro Bom Jardim de Dandara Ketley, relata o G1. A travesti Dandara dos Santos foi assassinada por um grupo de jovens em fevereiro de 2017. O crime foi gravado e compartilhado nas redes sociais e gerou repercussão nacional e internacional.

Segundo o decreto Legislativo, a proposta é, com essa memória e homenagem, conscientizar sobre a necessidade de políticas públicas que promovam a proteção e a cidadania de todas e todos. O projeto é de autoria do vereador Ronivaldo Maia (PT).

Para Mitchele Meira, da Liga Brasileira de Lésbicas e do Fórum Cearense LGBT a memória é uma fonte importante para que não se volte a repetir a as atrocidades contra as populações historicamente discriminadas na sociedade.

Reprodução

“O caso Dandara não pode ser esquecido, é simbólico e justo lembrar o que aconteceu em forma de homenagem e de resistência, por isso a comunidade LGBTI agradece e apoia essa ação”, afirmou ao G1.

De acordo com dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), o Ceará é o segundo Estado com mais morte de pessoas trans no período janeiro a 31 de outubro de 2020, com 19 casos, ficando atrás apenas de São Paulo, que registrou 21 assassinatos travestis e transexuais no mesmo período.

Relembre o caso

Segundo o jornal O Povo, no dia 15 de fevereiro de 2017, Dandara dos Santos foi espancada por pelo menos dez pessoas, entre adolescentes e adultos. Após sofrer humilhação, violência física e psicológica, todas registradas em vídeo que foi publicado nas redes sociais, Dandara é erguida pelo seus agressores e colocada em uma carrinho de mão.

Doze pessoas teriam tido participação no crime, sendo sete adultos e cinco adolescentes. Em julgamento no dia 5 de abril de 2018 foram condenados Francisco José Monteiro, 22, conhecido como Chupa Cabra, que foi condenado a 21 anos de prisão por ter sido autor de dois tiros contra a vítima.




Únete a nuestra comunidad de más de 15 millones de chicos

Encuentra exactamente los chicos que te gustan usando los filtros de búsqueda poderosos de SCRUFF. Hazte Embajador SCRUFF Venture para ayudar a los miembros que vienen de visita a tu ciudad. Busca una agenda actualizada de los mejores festivales, fiestas, orgullos y eventos gay. Aumenta tus posibilidades con SCRUFF Pro y desbloquea más de 30 funciones avanzadas. Baja la app SCRUFF aquí.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.