GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: English Español

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou um projeto que denomina uma rua no Bairro Bom Jardim de Dandara Ketley, relata o G1. A travesti Dandara dos Santos foi assassinada por um grupo de jovens em fevereiro de 2017. O crime foi gravado e compartilhado nas redes sociais e gerou repercussão nacional e internacional.

Segundo o decreto Legislativo, a proposta é, com essa memória e homenagem, conscientizar sobre a necessidade de políticas públicas que promovam a proteção e a cidadania de todas e todos. O projeto é de autoria do vereador Ronivaldo Maia (PT).

Para Mitchele Meira, da Liga Brasileira de Lésbicas e do Fórum Cearense LGBT a memória é uma fonte importante para que não se volte a repetir a as atrocidades contra as populações historicamente discriminadas na sociedade.

Reprodução

“O caso Dandara não pode ser esquecido, é simbólico e justo lembrar o que aconteceu em forma de homenagem e de resistência, por isso a comunidade LGBTI agradece e apoia essa ação”, afirmou ao G1.

De acordo com dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), o Ceará é o segundo Estado com mais morte de pessoas trans no período janeiro a 31 de outubro de 2020, com 19 casos, ficando atrás apenas de São Paulo, que registrou 21 assassinatos travestis e transexuais no mesmo período.

Relembre o caso

Segundo o jornal O Povo, no dia 15 de fevereiro de 2017, Dandara dos Santos foi espancada por pelo menos dez pessoas, entre adolescentes e adultos. Após sofrer humilhação, violência física e psicológica, todas registradas em vídeo que foi publicado nas redes sociais, Dandara é erguida pelo seus agressores e colocada em uma carrinho de mão.

Doze pessoas teriam tido participação no crime, sendo sete adultos e cinco adolescentes. Em julgamento no dia 5 de abril de 2018 foram condenados Francisco José Monteiro, 22, conhecido como Chupa Cabra, que foi condenado a 21 anos de prisão por ter sido autor de dois tiros contra a vítima.

This article is also available in: English Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF possui mais de 15 milhões de usuários no mundo todo. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. Baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.