GAY BLOG BR by SCRUFF

Juízes russos multaram nesta segunda-feira (23) dois ativistas do Pussy Riot por pendurarem bandeiras de arco-íris em vários prédios do governo no mês passado para marcar o aniversário do presidente Vladimir Putin. A informação é da France Press.

Em 7 de outubro – o 68º aniversário de Putin – membros do grupo punk anti-Kremlin penduraram as bandeiras associadas ao orgulho LGBT em prédios em Moscou, incluindo a Suprema Corte da Rússia e a sede do Serviço de Segurança Federal (FSB).

Dois tribunais distritais de Moscou aplicaram às ativistas do Pussy Riot Maria Alyokhina e Veronika Nikulshina multas de 15.000 rublos ($ 198/166 euros) e 10.000 rublos ($ 132/111 euros), respectivamente, por suas participações na cena, disse o advogado Sergei Telnov à agência AFP.

Reprodução

“Nós definitivamente apelaremos dessas decisões em Moscou e se eles não as anularem no Tribunal Europeu de Direitos Humanos”, disse Telnov, observando que os tribunais de Moscou acusaram os ativistas de violar a legislação russa sobre reuniões em massa.

“Infelizmente, essas decisões não são mais surpreendentes”, acrescentou ele sobre as decisões dos tribunais, que ele disse violar as garantias da Convenção Europeia de Direitos Humanos de liberdade de expressão e reunião.

A Pussy Riot em sua página do Facebook no mês passado descreveu a ação de protesto como um “presente de aniversário” para Putin e publicou uma lista de exigências.

Eles pediram a Putin, entre outras coisas, que abolisse a lei de “propaganda gay” da Rússia, que de fato proíbe o ativismo LGBT.

Alyokhina e Nikulshina foram os últimos ativistas do Pussy Riot a serem punidos por seus papéis na ação de protesto.

No mês passado, Alexandra Sofeyeva foi condenada a 30 dias de prisão, enquanto outro membro do grupo, Vasily Krestyaninov, foi multado em 15.000 rublos.

No início deste ano, Putin descreveu o casamento como “uma união de um homem e uma mulher” e os legisladores incluíram uma proibição efetiva do casamento gay como parte de uma série de mudanças na constituição da Rússia.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.