GAY BLOG BR by SCRUFF

Uma organização não-governamental tem oferecido um serviço inovador: orientações e informações que tratam sobre questões de saúde e de cidadania para pessoas com o vírus do HIV ou soropositivas pelo WhatsApp. O serviço, denominado de “Plurais”, é gratuito e atende a comunidade LGBT – principalmente os transexuais.

Segundo o coordenador do projeto, Welton Trindade, 38 anos, a iniciativa surgiu a partir do compilado de informações à comunidade LGBT feita pelo Ministério da Saúde. “Segue um modelo clássico de ter uma sede para as pessoas se deslocarem para receber informações, que muitas vezes são simples de responderem. Assim, as pessoas teriam dificuldades para chegar e o objetivo de disseminar a informação não seria alcançado”, afirma.

Para Trindade, esse é um exemplo de que a tecnologia pode facilitar questões de saúde, prevenção e cuidado. “O WhatsApp é um aplicativo popular. Hoje as pessoas têm planos de dados de internet e Brasília possui Wi-Fi em pontos comunitários. Então, de todo os meios, é o mais fácil. Por exemplo, se fosse por telefone, alguém poderia ligar e estar ocupado. Com o WhatsApp, no entanto, a pessoa envia a demanda e se o atendente estiver ocupado ele responde assim que for possível”, aponta o coordenador do projeto.

O intuito do Plurais nunca foi de dar diagnósticos de doenças sexualmente transmissíveis. “Tentamos identificar qual doença pode ser. Pode ser algo, mas pode não ser nada. Damos um alerta, mas precisa passar por um médico. Depois encaminhamos para um serviço de saúde, questionamos onde a pessoas mora e indicamos uma unidade de saúde mais próxima”, conta Trindade.

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

Atualmente, as principais dúvidas recebidas são em relação à profilaxia de pré-exposição (Prep) – medidas adotadas antes da relação sexual. “Brasília iniciou agora, em dezembro, o serviço da Prep. É um comprimido que evita a transmissão do HIV”, relata o coordenador. O público que mais envia questionamentos são os transexuais. “Mas tiramos dúvidas de questões de cidadania e assistência social também. Por exemplo, a pessoa com HIV tem acesso ao passe livre, muitos questionam sobre a aposentadoria. Então damos informações sobre benefícios sociais”, conclui Trindade.

Quem quiser enviar alguma dúvida, questionamento, ou solicitar informações sobre questões de saúde ou de assistência social à comunidade LGBT soropositiva, basta enviar uma mensagem para o número: 61 99371-4879.

Leia também: Primeiro estudo sobre vacina contra HIV já está sendo iniciado

Com informações de Jornal de Brasília




GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

2 COMENTÁRIOS

Comente