GAY BLOG BR by SCRUFF

Para aumentar a conscientização sobre o câncer testicular, o galã Chris Hughes, ex-participante do reality show “Love Island“, abaixou as calças ao vivo para ter os testículos examinados pelo médico residente do programa “This Morning“, Chris Steele.

Apesar de ter descoberto  anomalia genital aos 14 anos, Chris contou que só foi consultar um médico seis anos depois.

AUTOEXAME TESTICULAR

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

Segundo o site Tua Saúde, o autoexame de testículo é um exame que o próprio homem pode fazer para pesquisar alterações no órgão genital, sendo útil para identificar precocemente o desenvolvimento de doenças como infecções ou câncer no testículo.

O câncer de testículo é mais comum em jovens com idade entre os 15 e 35 anos, mas é facilmente tratado, desde que identificado precocemente, podendo nem ser necessário retirar os dois testículos e permitindo manter a fertilidade.

Chris Hughes ao vivo no programa This Morning. Foto: reprodução/Topindinews.com câncer testicular
Chris Hughes ao vivo no programa This Morning. Foto: reprodução/Topindinews.com

3 passos para fazer o autoexame testicular

O auto exame testicular deve ser feito durante o banho, pois é um momento no qual a pele da região genital se encontra mais relaxada, facilitando a manipulação dos testículos. Depois, deve-se seguir estes passos:

Imagem: reprodução/tuasaude.com
Imagem: reprodução/tuasaude.com
  1. Observar se existem alterações na textura ou cor do saco escrotal, em pé, de frente para o espelho, antes de entrar para o banho;
  2. Colocar o dedo do meio e o indicador atrás do testículo e o dedão em cima do testículo. Depois, deslizar o testículo entre os dedos para avaliar a presença de caroços e outras alterações;
  3. Encontrar o epidídimo e os ductos deferentes, que são os pequeno canais localizado logo atrás ou em cima do testículo, por onde passa o esperma. Estes canais deve ser identificados para não ser confundido com uma massa suspeita ou um gânglio inchado.

É normal que durante este exame se identifique que existe um caroço que se encontra mais abaixo que o outro. Sinais de alarme geralmente são a presença de coroços do tamanho de uma ervilha, que não causam dor, na parte da frente dos testículos ou alterações do tamanho dos testículos, por exemplo.

Quando fazer o autoexame de testículo

O autoexame dos testículos deve ser feito pelo menos 1 vez por dia, de preferência após um banho quente, pois o calor relaxa a região, facilitando a observação de alterações. No entanto, o autoexame também pode ser feito todos os dias, já que um melhor conhecimento do próprio corpo ajuda a identificar sinais precoces de várias doenças.

O autoexame testicular deve ser feito a partir da adolescência, para que o homem tenha noção do tamanho e forma normal dos testículos e veja mais facilmente qualquer alteração nestes órgãos.

Que alterações podem ser sinal de problemas

Durante a realização do autoexame, o homem ficar atento a alterações nos testículos como:

  • Diferença no tamanho;
  • Sensação de peso no escroto;
  • Presença de uma massa ou caroço duro no testículo;
  • Dor na região inferior da barriga ou virilha;
  • Presença de sangue no escroto;
  • Dor ou desconforto no testículo ou escroto.

Caso exista algum tipo de alteração, é aconselhado marcar uma consulta com um urologista para identificar a causa certa e iniciar o tratamento mais adequado, já que existem vários problemas que podem causar as mesmas alterações do câncer, como a epididimite ou o hidrocele, por exemplo.

Com informações de tuasaude.com




GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

1 COMENTÁRIO

Comente