Sexo faz bem para a saúde? Urologista esclarece dúvidas sobre o assunto

A atividade sexual é capaz de reduzir os níveis de cortisol, conhecido por hormônio do estresse.

A busca pela melhora na qualidade de vida inclui alguns fatores importantes para garantir mais saúde e longevidade. Alimentação balanceada, hábitos saudáveis, prática regular de exercícios físicos e redução dos níveis de estresse no cotidiano são os caminhos mais comuns para quem pretende viver melhor.

Mas além desses fatores, o sexo também pode ser um ingrediente interessante na rotina de quem busca uma vida mais saudável. “Além de proporcionar prazer e melhorar o humor, a vida sexual ativa também provoca o funcionamento de diversos músculos e equilíbrio no nível de alguns hormônios”, explica Dr. Emilio Sebe Filho, urologista especializado em rins, próstata e prótese e fundador da rede de clínicas Lifemen.

sexo
Foto: reprodução/Google

Abaixo, o especialista pontua alguns benefícios do sexo. Confira:

Melhora o estresse

A atividade sexual é capaz de reduzir os níveis de cortisol, conhecido por hormônio do estresse.  A liberação de dopamina e endorfina no organismo durante o sexo também aumenta a sensação de prazer e bem-estar, além de diminuir o nível de ansiedade.

Ajuda na qualidade do sono

O sexo também é um aliado para quem procura uma boa noite de sono. “Após o orgasmo o corpo libera ocitocina e prolactina, hormônios relacionados às sensações de amor e relaxamento. Tal reação tem efeito prolongado devido a funções neurotransmissoras que agem no organismo”, explica o especialista.

Previne problemas cardíacos

A prática regular de sexo pode reduzir os riscos de ataques cardíacos, pois melhora o fluxo sanguíneo e a circulação. “O ato sexual pode ser comparado a um exercício físico moderado, já que há aumento nos batimentos cardíacos e na pressão arterial, além de promover o funcionamento de diversos músculos do corpo humano”, conclui Dr. Emilio.

Sobre a Lifemen

Fundada pelo Dr. Emílio Sebe Filho, a Lifemen é uma rede de clínicas que reúne serviços especializados na área de saúde sexual masculina. Há 10 anos no mercado, possui nove unidades nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Santo André, Campinas, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro e Brasília, e cerca de 120 colaboradores. Com um serviço personalizado para cada paciente, a Lifemen conta com profissionais e tratamentos de alta qualidade, além da garantia de sigilo e privacidade.

https://www.lifemen.com.br

Comente