GAY BLOG BR by SCRUFF

Em celebração ao mês de Orgulho LGBTI+, a Prefeitura do Rio, através da Riotur, vai estampar sete palavras em uma galeria aberta na orla do Rio, colocando a cidade novamente num cenário de respeito à diversidade e apoio às pessoas de diferentes identidades de gênero e/ou orientações sexuais.

Elas são respeito, liberdade, amor, igualdade, afeto, vida e orgulho, já que simbolizam lutas e reafirmam conquistas. O projeto Rio Diversidade vai expor até o fim de junho as sete palavras nos 24 postos da orla marítima do Rio, do Leme ao Pontal, em painéis de em média 2 m x 5 m, nas cores da bandeira do Orgulho LGBTI+. Um placa informativa trará também as palavras traduzidas para inglês, italiano, francês, alemão e mandarim.

Além da galeria aberta na orla da cidade, os Arcos da Lapa e a Cidade das Artes — sede da Riotur — serão iluminados, das 18h à 01h, com as cores da bandeira LGBTI+ entre os dias 25 e 28 de junho. Nesta última, é celebrado o Dia Mundial do Orgulho LGBTI+, em homenagem à Revolta de Stonewall.

Sem Crivella, Prefeitura do Rio faz ação para promover cidade como LGBTfriendly
Sem Crivella, Prefeitura do Rio faz ação para promover cidade como LGBTfriendly

Naquela data, há 52 anos que se completam em 2021, policiais invadiram o bar nova iorquino The Stonewall Inn, espaço considerado seguro para pessoas LGBTI+. Os agentes começaram a prender os frequentadores do local, mas acabaram surpreendidos por uma enorme reação de centenas de pessoas revoltadas com a recorrente opressão policial contra pessoas LGBTI+.

“A cidade do Rio é gigante na hospitalidade, inclusive com reconhecimento internacional. A Riotur, empresa de turismo da cidade, acende a luz para a diversidade brilhar. Somos todas as cores do arco-íris. Essa ação incrível na orla e a iluminação em pontos turísticos reafirmam que somos diversos, sem preconceitos e orgulhosos disso! Feliz a cidade que se posiciona como gay friendly!”, celebra a presidente da Riotur, Daniela Maia.

O projeto Rio Diversidade conta com apoio cultural da TIM e OrlaRio, e tem o apoio institucional da Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual (CEDS) da Prefeitura do Rio.

Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução

“É maravilhoso poder ver cartões-postais do Rio reafirmarem nosso papel de cidade da diversidade.  Somos pioneiros em nosso país quanto à criação de leis municipais que asseguram tratamento igualitário a todos e todas, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero, em órgãos públicos e estabelecimentos comerciais. Tanto nossos turistas quanto nossos cidadãos merecem se sentir bem-vindos e respeitados, cientes de que, em caso de discriminação, podem contar com o poder público.” diz o coordenador da CEDS, Carlos Tufvesson.

Sem Crivella, Prefeitura do Rio faz ação para promover cidade como LGBTfriendly Sem Crivella, Prefeitura do Rio faz ação para promover cidade como LGBTfriendly

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"