Em celebração ao mês de Orgulho LGBTI+, a Prefeitura do Rio, através da Riotur, vai estampar sete palavras em uma galeria aberta na orla do Rio, colocando a cidade novamente num cenário de respeito à diversidade e apoio às pessoas de diferentes identidades de gênero e/ou orientações sexuais.
Elas são respeito, liberdade, amor, igualdade, afeto, vida e orgulho, já que simbolizam lutas e reafirmam conquistas. O projeto Rio Diversidade vai expor até o fim de junho as sete palavras nos 24 postos da orla marítima do Rio, do Leme ao Pontal, em painéis de em média 2 m x 5 m, nas cores da bandeira do Orgulho LGBTI+. Um placa informativa trará também as palavras traduzidas para inglês, italiano, francês, alemão e mandarim.
Além da galeria aberta na orla da cidade, os Arcos da Lapa e a Cidade das Artes — sede da Riotur — serão iluminados, das 18h à 01h, com as cores da bandeira LGBTI+ entre os dias 25 e 28 de junho. Nesta última, é celebrado o Dia Mundial do Orgulho LGBTI+, em homenagem à Revolta de Stonewall.

Naquela data, há 52 anos que se completam em 2021, policiais invadiram o bar nova iorquino The Stonewall Inn, espaço considerado seguro para pessoas LGBTI+. Os agentes começaram a prender os frequentadores do local, mas acabaram surpreendidos por uma enorme reação de centenas de pessoas revoltadas com a recorrente opressão policial contra pessoas LGBTI+.
“A cidade do Rio é gigante na hospitalidade, inclusive com reconhecimento internacional. A Riotur, empresa de turismo da cidade, acende a luz para a diversidade brilhar. Somos todas as cores do arco-íris. Essa ação incrível na orla e a iluminação em pontos turísticos reafirmam que somos diversos, sem preconceitos e orgulhosos disso! Feliz a cidade que se posiciona como gay friendly!”, celebra a presidente da Riotur, Daniela Maia.
O projeto Rio Diversidade conta com apoio cultural da TIM e OrlaRio, e tem o apoio institucional da Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual (CEDS) da Prefeitura do Rio.



“É maravilhoso poder ver cartões-postais do Rio reafirmarem nosso papel de cidade da diversidade. Somos pioneiros em nosso país quanto à criação de leis municipais que asseguram tratamento igualitário a todos e todas, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero, em órgãos públicos e estabelecimentos comerciais. Tanto nossos turistas quanto nossos cidadãos merecem se sentir bem-vindos e respeitados, cientes de que, em caso de discriminação, podem contar com o poder público.” diz o coordenador da CEDS, Carlos Tufvesson.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
You must log in to post a comment.