GAY BLOG BR by SCRUFF

Entre maio e junho, o Sesc Santo Amaro participa da programação “Legítima Diferença” com o curso “LGBTQIA+ de A a Z”, com Letícia Lanz de Souza, dividido em seis aulas de 25 de maio até 15 de junhoterças e sextas (exceto dia 28/05), sempre às 19h e gratuito.

Introdutório e com linguagem didática para todos os públicos, o curso apresenta os principais conceitos, processos e eventos ligados ao universo da diversidade. O objetivo é trazer conhecimento aos participantes sobre as vivências LGBTQIA+, trazendo à tona questões como a falta de informação – que gera o preconceito – e o entendimento de que esses grupos sempre estiveram presentes na vida das pessoas.

A mediadora aborda temas que antes eram marginalizados nas discussões e tomadas de decisão da sociedade, mas que a partir do final do século XX, passaram a frequentar cada vez mais as páginas dos principais jornais, revistas, horário nobre da programação televisiva e as redes sociais na internet.

Letícia desmistifica as principais ideias, conceitos e processos relacionados à temática LGBTQIA+, sobre os grupos e siglas que caracterizam sua representatividade e os termos e classificações criados durante os últimos anos. A discussão e ampliação do papel desses indivíduos no contexto das relações humanas dá o tom dos debates e proporciona a ampliação do compartilhamento de informações a respeito do tema.

Sesc Santo Amaro abre inscrições gratuitas para curso "LGBTQIA+ de A a Z"
Sesc Santo Amaro abre inscrições gratuitas para curso “LGBTQIA+ de A a Z” – Divulgação

PROGRAMAÇÃO DE AULAS:

Aula 1 – Temas:
– Natureza e sociedade: por que as pessoas são como são?
– A diferença crucial entre “identificação” e “escolha” para a compreensão da pessoa LGBTQIA+.

Aula 2 – Temas:
– Sexo, gênero e orientação sexual: 3 conceitos fundamentais para se entender a população LGBTQIA+ (e toda a população do planeta…).
– Quem são as pessoas LGBTQIA+ e como, e em que elas diferem da população em geral.

Aula 3 – Temas:
– É normal e é legal ser uma pessoa LGBTQIA+?
– O que querem (e o que não querem) as pessoas LGBTQIA+.

Aula 4 – Temas:
– O que significa dizer que uma pessoa é cisgênera ou transgênera?
– De que forma a família, a comunidade e a sociedade reagem a pessoas LGBTQIA+?

Aula 5 – Temas:

– O que são transidentidades (travesti, transexual, homem trans, etc.) e como e porque elas estão abrigadas sob o chamado “guarda-chuva” transgênero (o “T” da sigla LGBTQIA+).
– “LGBTQIA+FOBIA”: preconceito, discriminação, marginalização, exclusão e violência contra pessoas LGBTQIA+.

Aula 6 – Temas:

– Existe “ideologia de gênero”? O que vem a ser e como isso afeta a população LGBTQIA+?
– O futuro da população LGBTQIA+.

SOBRE A PALESTRANTE

Letícia Lanz de Souza, é psicanalista freudiana. Mestra em Sociologia e Especialista em Gênero e Sexualidade. Poeta, pensadora e escritora, formou-se também em Economia e fez mestrado em Administração de Empresas.  Fez diversas especializações no exterior, entre as quais Saúde e Forma Física (Londres) e Desenvolvimento de Pessoas (Tóquio). Mulher transgênera, casada há 44 anos. Publicou o livro “O Corpo da Roupa: uma introdução aos estudos transgêneros” (Ed. Transgente), entre outros. Fundou em 1978 a “Companhia para Crescer”, entidade sem fins lucrativos voltada para a disseminação de conhecimentos e métodos relacionados ao desenvolvimento humano.

Mais informações em: www.leticialanz.blogspot.com.br

SERVIÇO

CURSO ON-LINE: LGBTQIA+ DE A a Z – COM LETÍCIA LANZ

Quando: de 25 de maio a 15 de junho, terças e sextas (exceto dia 28/05)
Horário: 19h
Plataforma: Microsoft Teams
Classificação: 16 anos
Gratuito
Inscrições a partir de 18/05, às 14h em inscricoes.sescsp.org.br

SESC SANTO AMARO

A unidade está retomando gradualmente suas atividades presenciais com medidas para o distanciamento social, seguindo os protocolos de saúde recomendados pelo poder público por meio do Plano São Paulo, instituído pelo Governo do Estado. Tais medidas visam evitar a disseminação e atuam para conter o avanço do Novo Coronavírus (COVID-19). Algumas aulas dos cursos físico-esportivos estão liberadas para alunos previamente matriculados, bem como a Central de Atendimento, Odontologia, Biblioteca e a visitação à exposição “Trabalhadores Ilustrados”. Todas as visitas são agendadas. Visitantes maiores de 60 anos ainda não estão liberados para os atendimentos presenciais.

Para mais informações e agendamentos, acesse:
https://centralrelacionamento.sescsp.org.br
https://inscricoes.sescsp.org.br

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.