Experimento mostra como adultos sem querer estereotipam crianças com base no gênero

A BBC News realizou recentemente um experimento para ver se os adultos estereotipam as crianças com base no seu gênero ao escolher brinquedos

A BBC News realizou recentemente um experimento para ver se os adultos estereotipam as crianças com base no seu gênero quando se trata de escolher brinquedos.

O experimento utilizou duas crianças pequenas, um menino e uma menina, e mudou suas roupas para o gênero oposto. Marnie, a menina, tornou-se “Oliver”. Edward, o menino, tornou-se “Sophie”.

Diferentes voluntários adultos foram convidados para brincar com as crianças. Com base no gênero percebido da criança, os adultos tendem a escolher brinquedos estereotipados.

Um adulto continuava a dar bonecas e brinquedos de “Sophie”, enquanto outros deram robôs e quebra-cabeças “Oliver”. Os adultos, ambos do sexo masculino e feminino, eram cúmplices dessa suposição de gênero sobre os brinquedos com os quais as crianças iriam brincar.

Depois de descobrir que as crianças não eram, de fato, o gênero que pareciam ser, os adultos perceberam que subconscientemente estereotipavam as crianças com base em normas de gênero antigos.

“Isso realmente me surpreendeu porque pensei que eu era alguém que tinha uma mente aberta”, disse uma voluntária do sexo feminino adulto depois que o experimento terminou.

“Fui automaticamente para o brinquedo rosa e fofo porque vi o bebê com roupa de menina. Eu estava estereotipando”, afirmou um voluntário do sexo masculino. “Sempre pensei que era mais uma mente aberta do que isso e acho que esses são brinquedos infantis, independentemente do gênero”, disse outra voluntária feminina.

“Isso me fará pensar, a próxima vez que estiver com uma criança, minha sobrinha ou meu sobrinho, para garantir que eu realmente seja justo e igual com todos”, disse uma terceira voluntária. “E apenas dar a cada criança a oportunidade de ser quem quer que seja”.

Leia também este artigo do psicólogo Joaquim Leães de Castro.

Com informações do Gay Star News