Sobral (CE) coloca faixa de pedestres nas cores do arco-íris em defesa dos LGBTs

A iniciativa foi inspirada em ações semelhantes realizadas em diversos países

O centro da cidade de Sobral, no Ceará, teve faixas de pedestres pintadas com as cores do arco-íris neste dia 21 de abril a fim de chamar atenção sobre a importância do desenvolvimento de políticas públicas voltadas para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros. As informações são do canal Sobral Online.

A iniciativa foi inspirada em ações semelhantes realizadas em países como Estados Unidos, Canadá, Chile, Londres, Rússia e alguns lugares da Europa. Aqui no Brasil, Salvador foi o primeiro município a aderir à causa.

A ação é promovida pela Associação Mães Pela Diversidade em parceria com o Fórum Sobralense de Discussão sobre Diversidade Sexual e Gênero.

Foto: Sobral Online

Comunidade homenageia estudante gay pintando escadaria com cores do arco-íris

Como dito anteriormente, moradores da comunidade de Amaralina, em Salvador, na Bahia, decidiram pintar a tradicional escadaria da Avenida Edna com as cores do arco-íris para fazer referência a bandeira LGBTQIA+ no dia 11 de outubro de 2020.

A ideia veio da salgadeira Sidneia Ferreira Santana (43) para homenagear seu filho gay Igor Leonardo de Santana Torres (24), que  é bacharelando em Estudos de Gênero e Diversidade.

Igor apresentará o trabalho de conclusão de curso (TCC) “Conflitos e Ação Política nos Movimentos LGBTQ” pela Universidade Federal da Bahia, a UFBA. O estudante passou seis meses no Canadá para comparar o movimento LGBTQIA+ em Montreal com Salvador.

“Estou muito feliz com tudo isso” – disse Igor (via Correio 24 Horas) – “Espero que outros jovens também consigam seus objetivos, que cada degrau desse colorido simbolize a escada dos sonhos de cada um”.

A ideia da mãe de Igor foi apoiada pelos vizinhos, que somam mais de 17 famílias.

“A escadaria tinha acabado de ser reformada” – diz Sidneia, mãe do Igor – “mas estava sem vida, cinza, na cor do cimento. Então, tive a ideia de pôr cores e, como todo mundo aqui é unido, cada um foi contribuindo com o que podia. Estou até agora tirando tinta do corpo”.

Sidneia também faz questão de enfatizar que seu único filho também é motivo de orgulho para ela: “Ele é tudo para mim. Agradeço a Deus todos os dias por ter o privilégio de ser mãe dele”.

Um dos vizinhos, Adilson Andrade (54), é DJ e embalou a pintura colocando músicas de diversos gêneros: “Primeiro comecei com algumas músicas evangélicas para abrir os caminhos. Depois foi à gosto do freguês: lambada, seresta, samba, reggae e por aí vai” – disse.

A pintura nas  escadarias da comunidade se iniciou às 6h da manhã e terminou às 19h. Quem não pintou as escadas ficou responsável por alimentar aqueles que o faziam. Já Igor vai apresentar seu TCC no dia 3 de novembro e contará com a orientação do antropólogo e professor Felipe Bruno Martins Fernandes. A defesa será virtual e um telão será montado na escadaria.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".

NO COMMENTS