Se Lara Croft fosse homem #TombRaider 🎼

Surra de Lauro Croft

IMG_9030

IMG_9031

IMG_9032

IMG_9033

IMG_9034

IMG_9035

IMG_9036

IMG_9037

Lara Croft Ă© uma personagem fictĂ­cia e a protagonista da sĂ©rie de videojogos Tomb Raider da Square Enix (antes Eidos Interactive). Lara Ă© apresentada como uma mulher bonita, inteligente e atlĂ©tica, uma arqueĂłloga britĂąnica que se aventura em antigas tumbas e ruĂ­nas perigosas ao redor do mundo Ă  procura de artefactos valiosos. Criada por uma equipa do estĂșdio Core Design que incluĂ­a Toby Gard, Lara apareceu pela primeira vez em 1996 no jogo Tomb Raider. Volta a aparecer nas suas sequelas, e noutras medias como adaptaçÔes impressas, uma sĂ©rie de filmes animados, no cinema e outros tipos de produtos relacionados com a sĂ©rie. A personagem tambĂ©m Ă© oficialmente promovida atravĂ©s de uma marca de vestuĂĄrio e acessĂłrios, figuras e modelos. Croft tambĂ©m jĂĄ foi licenciada para promoçÔes de terceiros, incluindo na televisĂŁo e na publicidade impressa, aparĂȘncias relacionadas com a musica e como porta voz promocional.

A produção inicial da personagem e da sĂ©rie era conduzida pela Core Design. Inspirada por Neneh Cherry e pela personagem de banda desenhada Tank Girl, Gard desenhou Lara Croft para contrariar os estereĂłtipos das personagens femininas. A companhia foi modificando a personagem nos tĂ­tulos subsequentes, com melhorias grĂĄficas e adiçÔes na jogabilidade. A produtora norte-americana Crystal Dynamics ficou ÂŽresponsĂĄvel pela produção da sĂ©rie depois de Tomb Raider: The Angel of Darkness (2003) ter sido mal recebido pela critica. A nova produtora deu um reinicio Ă  personagem e Ă  sĂ©rie, alterou-lhe as proporçÔes fĂ­sicas e deu-lhe novas formas de interagir com os ambientes dos jogos. Seis actrizes jĂĄ deram a sua voz a Croft nos videojogos: Shelley Blond (1996), Judith Gibbins (1997–98), Jonell Elliott (1999–2003), Keeley Hawes (2006–14), Camilla Luddington (2013–presente) e Abigail Stahlschmidt (2015).

Os crĂ­ticos consideram que Lara Croft Ă© uma personagem muito preponderante na cultura popular. Croft tem seis Guinness World Records, um grupo de fĂŁs muito forte e Ă© das primeiras personagens dos videojogos a ser adaptada com sucesso para o cinema e a receber atenção mundial. A revista Empire colocou-a em #5 na sua lista dos “50 Melhores Personagens dos Videojogos”e a Complex em #12 nos “50 Personagens Mais MauzĂ”es dos Videojogos”. Considerada um sĂ­mbolo sexual, a influencia da personagem na industria tem sido um dos pontos de contenção entre os crĂ­ticos; as opiniĂ”es sĂŁo dispersas: uns vĂȘem-a como tendo dado um contributo e uma mudança positiva nos videojogos e outros por ser um modelo negativo para as adolescentes mais novas.