GAY BLOG BR by SCRUFF

Este artigo também está disponível em: English Español

No mês da Consciência Negra, a operadora de celular TIM lançou um aplicativo chamado “Teclado Consciente TIM”, que alerta os usuários de palavras preconceituosas, explicando a origem dos termos e propondo substituições. Não é necessário ser cliente da operadora para baixar o app no iOS ou Android.

“A educação é fundamental na evolução para uma sociedade mais inclusiva. Queríamos colaborar nessa jornada, usando a nossa tecnologia para alcançar mais pessoas. Foi daí que surgiu a ideia de criarmos o teclado, uma ação criada pela nossa agência, a HavasPlus, em parceria com acadêmicos e profissionais negros da consultoria Vírgula. Retirar expressões racistas do nosso vocabulário reforça a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro e construir um futuro sem preconceitos”, destaca Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Brand Management da TIM.

TIM lança teclado que sugere substituições de termos preconceituosos
Divulgação

Ele funciona como o corretor ortográfico que vemos em aplicativo de mensagens, mas procurando substituir palavras que usamos do cotidiano e que, muitas vezes na inocência, acabamos por reproduzir preconceitos. Como “denegrir“, já que essa palavra significa “tornar negro”, por exemplo.

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

Junto com o app está vindo uma intensa campanha desenvolvida pela HavasPlus para divulgar o teclado nas redes sociais. A ação conta com um time de 12 influenciadores negros de diversos segmentos, incluindo o humorista Yuri Marçal, a pesquisadora Winnie Bueno; Murilo Araújo, do canal Muro Pequeno; Gleici Damasceno, campeã do BBB18; o fotógrafo Roger Cipó, e a cantora Lellê, dentre outros. IZA, embaixadora da marca, também amplificará a discussão, assim como a influenciadora Camilla de Lucas.

Divulgação

No release enviado por e-mail, a TIM diz que um terço dos funcionários da empresas são de pessoas negras e o objetivo é ampliar ainda mais a representatividade, incluindo em cargos de liderança.

“As pessoas negras são 55,8% da população do país, por exemplo, mas ainda não têm representatividade expressiva nas grandes empresas. Isso significa que, para aumentar a presença de pessoas negras, também em posições de liderança, temos que começar desde o início repensando critérios e processos que podem significar barreiras de entrada. O novo programa de estágio da TIM foi pensado justamente nesse sentido e está alinhado ao atual propósito da marca, pautado nos valores de liberdade, respeito e coragem”, conta a VP de Recursos Humanos da TIM, Maria Antonietta Russo.




GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente