This article is also available in: Español

GAY BLOG BR by SCRUFF

No mês da Consciência Negra, a operadora de celular TIM lançou um aplicativo chamado “Teclado Consciente TIM”, que alerta os usuários de palavras preconceituosas, explicando a origem dos termos e propondo substituições. Não é necessário ser cliente da operadora para baixar o app no iOS ou Android.

“A educação é fundamental na evolução para uma sociedade mais inclusiva. Queríamos colaborar nessa jornada, usando a nossa tecnologia para alcançar mais pessoas. Foi daí que surgiu a ideia de criarmos o teclado, uma ação criada pela nossa agência, a HavasPlus, em parceria com acadêmicos e profissionais negros da consultoria Vírgula. Retirar expressões racistas do nosso vocabulário reforça a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro e construir um futuro sem preconceitos”, destaca Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Brand Management da TIM.

TIM lança teclado que sugere substituições de termos preconceituosos
Divulgação

Ele funciona como o corretor ortográfico que vemos em aplicativo de mensagens, mas procurando substituir palavras que usamos do cotidiano e que, muitas vezes na inocência, acabamos por reproduzir preconceitos. Como “denegrir“, já que essa palavra significa “tornar negro”, por exemplo.

Junto com o app está vindo uma intensa campanha desenvolvida pela HavasPlus para divulgar o teclado nas redes sociais. A ação conta com um time de 12 influenciadores negros de diversos segmentos, incluindo o humorista Yuri Marçal, a pesquisadora Winnie Bueno; Murilo Araújo, do canal Muro Pequeno; Gleici Damasceno, campeã do BBB18; o fotógrafo Roger Cipó, e a cantora Lellê, dentre outros. IZA, embaixadora da marca, também amplificará a discussão, assim como a influenciadora Camilla de Lucas.

Divulgação

No release enviado por e-mail, a TIM diz que um terço dos funcionários da empresas são de pessoas negras e o objetivo é ampliar ainda mais a representatividade, incluindo em cargos de liderança.

“As pessoas negras são 55,8% da população do país, por exemplo, mas ainda não têm representatividade expressiva nas grandes empresas. Isso significa que, para aumentar a presença de pessoas negras, também em posições de liderança, temos que começar desde o início repensando critérios e processos que podem significar barreiras de entrada. O novo programa de estágio da TIM foi pensado justamente nesse sentido e está alinhado ao atual propósito da marca, pautado nos valores de liberdade, respeito e coragem”, conta a VP de Recursos Humanos da TIM, Maria Antonietta Russo.

This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".